News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Grupo Especial de Inspeção em Voo celebra 41 anos de atuação em todo Brasil

Grupo Especial de Inspeção em Voo celebra 41 anos de atuação em todo Brasil

Força Aérea
Por

GEIV

O GEIV vive o aumento do volume do tráfego aéreo e a expectativa da implantação do SIRIUS e de grandes eventos, como a Copa do Mundo

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) comemorou na última sexta-feira (09/05) seu aniversário de 41 anos. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho.

foto12

Nesses 41 anos de atividade, o GEIV teve à disposição equipamentos modernos e capazes de cumprir sua missão. Além disso, o aumento do volume de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo nacional vem impulsionando a evolução da atividade de inspeção em voo.

Durante a cerimônia, foram homenageados os ex-comandantes do GEIV. Em seguida, o Suboficial Básico em Mecânica de Aeronaves Alexandre Gomes da Silva e o Cabo Jair Gregório Reis (da mesma especialidade) receberam do Diretor-Geral do DECEA os prêmios de graduado e praça padrão de 2013, respectivamente.

IU-93A-do-GEIV-foto-FAB

A medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho ao Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, comandante do GEIV.

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Miguel citou as atuais ações do GEIV, como a recente assinatura do contrato do Comando da Aeronáutica e a Embraer, que beneficia a Unidade com as modernas aeronaves Legacy 500, proporcionando um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil.

Legacy 500

Novos desafios apresentam-se constantemente, o que leva o GEIV a buscar novas tecnologias e a desenvolver novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo assim a crescente demanda dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB.

Tanto é que, para a Copa do Mundo de 2014, o GEIV modificou sua dinâmica no planejamento das missões especiais e disponibilizou auxílios para garantir a operacionalidade dos centros de operações militares durante o evento.

GEIVI

“Face à implantação do Projeto Sirius, o GEIV, com seus novos vetores, será de fundamental importância para a verificação e a consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA”, finalizou o Tenente-Coronel Miguel, parabenizando todos os integrantes do GEIV pelo aniversário.

Fonte | Fotos: cecomsaer