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Internacional

A-100 um poderoso instrumento de reconhecimento

Por   

A 100

A Rússia receberá em breve um novo avião de reconhecimento e detecção por radar a grandes distâncias, o A-100. A nova aeronave vai substituir o A-50 da Força Aérea russa.

O futuro avião de 5ª geração A-100 irá aumentar significativamente as capacidades de reconhecimento, patrulha e gestão, embora as capacidades do antecessor modernizado A-50U já fossem bastante grandes.

Segundo informações publicadas, este complexo garante a detecção de bombardeiros a uma distância de 650 quilômetros, de caças a uma distância de 300 quilômetros, e de alvos terrestres, como uma coluna de tanques, a uma distância de 250 quilômetros.

A 100 Prod

O complexo aéreo de detecção, controle e alerta por radar a longas distâncias, conhecido como A-100, está sendo criado com base no IL-476 em cooperação entre as empresas da indústria militar russa,  o diretor-geral da empresa Vega Vladimir Verba, um dos principais participantes do projeto comentou:

“Este é um avião com capacidades únicas para a deteção e seleção de alvos em ar, terra e água, aerodinâmicos e balísticos, incluindo alvos hipersônicos e não-tripulados. Possui também capacidades de reconhecimento, processamento e apresentação de informações para pontos de gestão de todos os níveis”.

Il476

Sem dúvida, este é um dos sistemas de aviação mais complexos do mundo. Apenas dois países hoje são capazes de criar independentemente tais complexos, e um deles é a Rússia.

O avião A-100 será equipado com um sistema de rádio ultramoderno e com um radar de varredura eletrônica ativa (AESA na sigla inglesa) de última geração. E também com soluções de computação superpotentes com base em supercomputadores de clusters russos para o processamento de informações.

Provavelmente, na Força Aérea russa este complexo se tornará um elemento-chave de reconhecimento e controle para todos os ramos das Forças Armadas da Federação Russa.

TU-214R -  Russian Planes.NET

Mas para realizar o reconhecimento no âmbito do Tratado Internacional de Céus Abertos os militares russos podem usar o sistema aéreo de vigilância baseado no avião Tu-214ON. Para o Ministério da Defesa russo já foram construídos dois aviões completamente equipados com instrumentos de observação e toda a infraestrutura terrestre do sistema de monitoramento.

O principal construtor aqui é a empresa Vega: “Nós equipamos o complexo de vigilância de bordo desse sistema com todos os meios de monitoramento aéreo permitidos pelo Tratado de Céus Abertos. Em suas missões, inspetores russos podem realizar observações detalhadas da superfície em vários espectros de ondas eletromagnéticas: infravermelho, ótico, foto, vídeo, radar” reiterou Vladimir Verba.

Segundo o diretor-geral da empresa, os receios do lado norte-americano, expressados pela mídia ocidental, de um suposto excesso das características técnicas são absolutamente infundados.

Tu 214 ON - Russian Planes.NET

Depois de passar a certificação internacional, o sistema do Tu-214ON pode legitimamente ser usado para realizar voos de inspeção sobre os territórios de todos os países participantes do tratado. Hoje são 34 paíse, incluindo os Estados Unidos.

Na apresentação do sistema de reconhecimento Céu Aberto em Viena especialistas ocidentais reconheceram que a Rússia conseguiu criar o melhor avião no âmbito do Tratado de Céus Abertos.

Sobre o Il-476 :

Il476..

O IL-476 é uma variante do largamente usado IL-76 MD, que recebeu uma modernização profunda, este avião está equipado com novos motores PS-90A-76 e com uma nova carlinga para receber aviônicos digitais. O peso da carga útil de IL-476 aumentou de 50 para 60 toneladas.

Modernized Russian Il-476 Transport Aircraft (2)

O primeiro protótipo do avião foi construído na fábrica Aviastar em Ulianovsk em dezembro de 2011, e no futuro a produção em massa de IL-476 será implantada na mesma fábrica. 

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