News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Internacional » A U.S Navy faz um novo pedido para mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye

A U.S Navy faz um novo pedido para mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye

Diversos
Por

E-2D Adv

A empresa Northrop Grumman Corporation (NGC) anunciou a assinatura de um contrato para a produção de mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye de alerta antecipado,  no valor de 3.600 milhões.

Esta aeronave é um sistema único, pois ao mesmo tempo que é uma aeronave de alerta antecipado ela também é uma aeronave de controle (AEW & C) embarcada, cuja missão é fornecer cobertura de radar ao aviões de combate dos grupos de porta-aviões e manter a rede de comunicação entre as unidades dos grupos de combate dos porta-aviões ativas ao operar em mar aberto ou em áreas costeiras.

E-2D Adv4

Embora a aeronave seja baseado em um projeto conhecido, o E-2 D Advanced Hawkeye recebeu um novo radar AN/APY-9 da empresa Lockheed Martin, com um maior alcance e podendo gerenciar uma maior número de alvos.

Ele também recebeu novos aviônicos e um cockpit digital, além dos novos motores Rolls-Royce A T-56 , de um sistema Friend or Foe (IFF) da BAE Systems, e um radar de varredura eletrônica da L-3 Communications.

E-2D Adv3

O programa E-2 D Advanced Hawkeye começou em 2003, sendo que em 2007, foi quando ocorreu o primeiro vôo. Em 2011 iniciou os testes operacionais e já foram entregues até o momento, 13 aeronaves. A Marinha dos EUA espera que o E-2D obtenha a sua Capacidade operacional  inicial (Initial Operational Capability ou IOC) ainda este ano.

Com este novo contrato, o número de aeronaves encomendadas até agora sobe para 50 unidades, mas de acordo com fontes da indústria pode subir para 75 aeronaves.

E-2D Adv4

Este acordo é um reflexo da importância que a administração dos EUA está dando os grupos de batalha de porta-aviões, principalmente, pela orientação da política externa e de defesa para a área da Ásia-Pacífico, onde os países até então “adormecidos”, como a China, o Japão a Coreia do Norte continua a crescer.

e2dchanges

Fonte | Fotos: defensa