News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Cruzador USS Vella Gulf (CG 72) irá entrar no Mar Negro

Cruzador USS Vella Gulf (CG 72) irá entrar no Mar Negro

Diversos
Por

vella-gulf-black-sea.si

Foi divulgado um comunicado, pelo comando da Sexta Frota da Marinha de Guerra dos EUA, que o cruzador norte-americano USS Vella Gulf (CG 72) , da classe Triconderoga, está seguindo para o mar Negro. Segundo o comunicado, a entrada do cruzador nas águas do mar Negro está prevista para o dia 6 de agosto e tem como objetivo “garantir a segurança e a estabilidade na região”.

A missão do cruzador USS Vella Gulf consiste em melhorar a cooperação operacional, implementando os objetivos comuns, bem como para demonstrar o compromisso dos Estados Unidos com a consolidação da segurança coletiva dos Aliados e parceiros da OTAN na referida região, especifica o comunicado.

uss-vella-gulf-cg-72-3

De acordo com a Convenção de Montreux, os navios de guerra que não pertencem à região do mar Negro não podem permanecer neste mais de 21 dias. Além disso, o deslocamento total destes navios de guerra não deve exceder as 30 mil toneladas. Este ano, a fragata norte-americana USS Taylor tinha violado a Convenção, excedendo em 11 dias a sua estadia  no mar Negro .

O USS Vella Gulf (CG 72)está armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, o sistema antissubmarino ASROC, bem como mísseis antiaéreos Standard-2 e Standard-3 (no total cerca de 122 mísseis). A bordo do navio seguem dois helicópteros multifunções a embarcação tem 172 m de comprimento, com 16 m de largura, o deslocamento total do navio é de 9.800 toneladas. A velocidade máxima do Vella Gulf supera os 30 nós.

9Combined_Task_Force_151_-_081210-N-1082Z-097

Fonte | Fotos: vozdarussia