News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil integra a Operação “PANAMAX 2014”

Marinha do Brasil integra a Operação “PANAMAX 2014”

Marinha
Por

Autoridades brasileira e estrangeiras

A Marinha do Brasil participou, no período de 4 a 15 de agosto, da Operação “PANAMAX 2014”, uma operação multinacional, realizada anualmente, com foco na proteção do Canal do Panamá. O Exercício ocorre desde 2003, tendo o Brasil iniciado sua participação em 2006.

Esse ano, a operação é coordenada pelos EUA, por meio do seu Comando Sul (USSOUTHCOM), e conta, além do Brasil, com mais dezessete países das Américas do Norte, Sul e Central. Coube à Marinha do Brasil, nesta edição e de forma inédita, exercer o cargo de Subcomandante da Força Multinacional, para o qual foi designado o Contra-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, Subchefe de Logística e Plano Diretor do Comando de Operações Navais.

Outros seis oficiais superiores desempenham funções de Estado-Maior, tanto na Força Multinacional como em seus componentes marítimo e de operações especiais. Participam, ainda, oficiais e praças do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa.

Envolvendo a participação direta de aproximadamente 1.500 pessoas, das quais cerca de trezentas e cinquenta constituem o Estado-Maior da Força Multinacional, os exercícios tem os propósitos de adestrar o pessoal em planejamento militar conjunto de caráter multinacional; intensificar a interoperabilidade entre os diferentes componentes dos Estados-Maiores; permitir o intercâmbio de experiências; e estreitar os laços de amizade entre os países participantes.

Fonte | Fotos: ccsm