News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Marinha » Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Marinha

Material ilícito estava em barco que foi apreendido pela Autoridade Marítima

Barco pesqueiro, de aproximadamente 20 m de comprimento, foi apreendido – Imagem: Marinha do Brasil

Uma operação da Marinha do Brasil e Polícia Federal resultou na apreensão de cerca de 400 caixas de cigarros contrabandeados. O produto estava em um barco pesqueiro, que foi abordado no início da tarde desta segunda-feira (02), na área marítima do Arquipélago do Marajó. Os cinco tripulantes da embarcação estão à disposição da  Polícia Federal (PF).

A embarcação e os cinco tripulantes chegaram a Belém (PA) na tarde desta terça-feira (03), sob escolta do Navio-Patrulha “Guarujá”, da Marinha do Brasil, e de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE) e Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM), da PF.

A embarcação havia saído de Santana (AP), com destino a Abaetetuba (PA). O barco foi apreendido devido à falta de condutor habilitado e ausência de documentos.

Os cigarros apreendidos não possuem selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo considerados ilegais no Brasil.

Contrabando

O Art. 334-A do Código Penal Brasileiro prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, para o crime de contrabando, que consiste em importar ou exportar mercadoria proibida. A pena aplica-se em dobro se o crime é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.

Navio-Patrulha “Guarujá” (P-49)

O Navio-Patrulha “Guarujá” é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem à cidade homônima, localizada no litoral de São Paulo. Foi incorporado em 30 de novembro de 1999. Suas dimensões são: 46,5 m de comprimento; 7,5 m de boca (largura); e 2,3 m de calado (distância entre a linha d’água e a quilha, ponto mais baixo do navio).

Está subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, e integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, tendo como área de atuação o litoral dos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA).

Fonte | Fotos: Agência Marinha de Notícias