News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Marinha » Marinha inspeciona mais de 130 mil embarcações durante Operação “Verão” 2023/2024

Marinha inspeciona mais de 130 mil embarcações durante Operação “Verão” 2023/2024

Marinha

Cerca de cinco mil militares participaram das vistorias

Com mais de 100 mil embarcações inspecionadas pela Marinha do Brasil (MB), chega ao fim a Operação “Verão 2023/2024”, após três meses de intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário de norte a sul do País. Nesta edição, mais de cinco mil militares participaram da verificação de itens como documentação, habilitação dos condutores, a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, dentre outros requisitos necessários a uma navegação segura.

Com o slogan “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, participaram da Operação todas as 69 Capitanias, Delegacias e Agências da MB, além das comunidades náuticas fluviais e marítimas. A área de atuação incluiu hidrovias interiores, rios, lagos, canais, lagoas, baías, angras, enseadas e áreas marítimas consideradas abrigadas, distribuídas por todo o território nacional.

No período, a MB inspecionou 133.784 embarcações, sendo 5.884 notificações emitidas e 546 embarcações apreendidas por descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Foram registrados, ainda, 79 acidentes com vítimas e instaurados 197 Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).

“Esses números refletem o compromisso da Força com a segurança marítima e o cumprimento das normas em nossas águas territoriais, visando à proteção do patrimônio marítimo nacional, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica”, pontua o Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho.

“Diariamente, as embarcações foram abordadas com o intuito de verificar se cumpriam os requisitos técnicos estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), no que se refere aos equipamentos e materiais obrigatórios, documentação e habilitação dos seus tripulantes”, explica o Contra-Almirante Heine.

As infrações mais encontradas durante as ações de fiscalização foram: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); desrespeito ao limite de lotação da embarcação; consumo de bebida alcoólica durante a condução; e más condições de navegabilidade das embarcações.

Ação educativa

Além de sua principal missão de garantir a segurança durante a alta temporada, a Operação “Verão” também desempenha um papel fundamental na educação e conscientização do público. Por meio de palestras informativas e interativas, os membros da Marinha têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos essenciais sobre segurança nas praias, prevenção de afogamentos, cuidados com o meio ambiente marinho e respeito às normas de convivência em espaços públicos.

“Apesar de incrementarmos os esforços de fiscalização durante os meses da Operação ‘Verão’, as ações educativas e fiscalizatórias não se limitam a uma única época do ano. O trabalho constante de conscientização é fundamental para que a segurança da navegação, do lazer e das atividades profissionais sigam juntos, no mesmo barco, tendo sempre como foco a redução das situações de acidentes causados pelo não cumprimento das normas de segurança da navegação”, reforça o Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar), Capitão de Mar e Guerra Carlos Alexandre Alves Borges Dias.

Tecnologia a serviço da segurança

A Marinha trouxe uma inovação nesta Operação “Verão”: o aplicativo NAVSEG. Desde seu lançamento em setembro de 2023, já registrou 24.210 downloads. Desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, o aplicativo estabelece uma plataforma de comunicação direta entre navegantes e a MB, possibilitando o acompanhamento em tempo real das embarcações. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nas plataformas Android e IOS, e utiliza login único integrado ao aplicativo “gov.br”.

Salvamar Brasil

Para acionar a Marinha do Brasil em uma emergência náutica o cidadão deverá fazer contato com o Salvamar Brasil pelo telefone 185, que deve ser utilizado exclusivamente para emergências marítimas e fluviais. Esse telefone é dedicado para atendimento da salvaguarda da vida humana no mar em todo o território brasileiro.

Para o caso de uma denúncia, deve-se procurar o telefone da Capitania, Delegacia ou Agência responsável pela área de interesse.

Por Primeiro-Tenente (T) Tatiane Bispo – Rio de Janeiro, RJ

Fonte | Fotos: Agência Marinha de Notícias