News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Tuesday, 19 de March de 2024
Home » Segurança Pública » Comitê de Segurança divulga balanço da Copa do Mundo 2014

Comitê de Segurança divulga balanço da Copa do Mundo 2014

Diversos
Por

Jose-Mariano-Beltrame

O Comitê de Segurança para a Copa do Mundo 2014 se reuniu hoje para o encerramento das atividades. O fórum reuniu durante todos os jogos no Maracanã as autoridades de 15 agências, entre elas o coordenador do Comitê, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Do início do período operacional das forças de segurança do evento (23/05) até hoje, a Copa do Mundo não registrou ocorrências graves envolvendo o público participante.

PMERJ a cavalo

Entre as ocorrências registradas nas delegacias de polícia, os furtos responderam por 74% dos casos, seguidos pelos casos de cambismo, que responderam por 5,2% dos registros.

O combate à venda irregular de ingressos para o evento culminou na operação Jules Rimet da Polícia Civil, que foi gerada a partir de 138 ocorrências de cambismo registradas nas delegacias.

2014070113083

No evento que trouxe 886 mil turistas à cidade, sendo 471 mil estrangeiros, de acordo com a Prefeitura do Rio – superando em 47,6% a expectativa inicial – a média diária de furtos foi inferior aos registros deste delito na Jornada Mundial da Juventude e na Copa das Confederações.

O público do Maracanã nos dias de evento chegou a 515 mil espectadores e na arena do evento privado FIFA Fan Fest, em Copacabana, 814 mil assistiram aos jogos. Os bairros que registraram o maior número de ocorrências foram Copacabana com 57,8%; Maracanã com 13,7% e Lapa com 5,5%.

1276559499

As vítimas das ocorrências em sua maioria foram moradores do Rio de Janeiro (19,7%), seguidos por argentinos (12,6%); ingleses (6,1%) e chilenos (5,2%). Como autores de delitos, mais de 60 visitantes estrangeiros foram autuados pelo crime de cambismo.

A ocorrência que reuniu o maior número de autores foi a tentativa de invasão por 85 torcedores chilenos, no jogo Chile e Espanha (18/06). O Corpo Bombeiros Militar, em seus postos avançados, atendeu 752 eventos, socorrendo 155 pessoas, de 18 de maio a 16 de julho, sem registros de óbitos.

Teste-copa

As pesquisas de opinião apontam que a segurança pública foi aprovada por 92% do público (FIPE), sendo que 76% considerou o serviço bom ou ótimo (RIOTUR). No maior esquema de segurança da história, 25.787 agentes de diversas forças de segurança e defesa foram mobilizados.

O Centro Integrado de Comando e Controle reuniu 37 agências trabalhando de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para a Copa 2014 com mais de mil pessoas credenciadas.

photo2A-490_376

Durante o evento, sete coletivas de imprensa foram realizadas para prestar esclarecimentos à população

Fonte | Fotos: operacional