News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Eventos » Airbus Group e Unicamp criam centro de competência para estruturas compostas no Brasil

Airbus Group e Unicamp criam centro de competência para estruturas compostas no Brasil

Diversos
Por

Airbus - Unicamp

O Grupo Airbus acertou uma parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e o Consulado Francês em São Paulo para criar uma cadeira industrial que pesquisará o Comportamento Dinâmico de Estruturas Compostas, e será parte do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, onde esta nova cadeira irá integrar a grade da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e será coordenada pelo professor Dr. Alberto Luiz Serpa.

A Drª Ana Cristina Galucio, especialista em compósitos da Airbus Group Innovations, foi escolhida como pesquisadora associada da Unicamp para o programa até dezembro de 2015. Brasileira, a Drª Ana Cristina trabalha para a divisão desde 2006. A cadeira estudará o comportamento dinâmico de materiais compostos utilizados em estruturas aeroespaciais. O trabalho pioneiro – único na América Latina – estimulará a pesquisa e desenvolvimento de projetos, além de qualificar estudantes e profissionais em uma das áreas mais avançadas da tecnologia aeronáutica, aplicável em aviões, helicópteros e satélites.

“A Airbus tem experiência comprovada em parcerias com universidades em todo o mundo. Esta nova cadeira irá estimular projetos e pesquisas de muito valor e faz parte de nossa contribuição contínua com o setor aeroespacial brasileiro, demonstrando nosso comprometimento com o País e o desenvolvimento industrial a longo prazo”, afirmou o diretor presidente do Airbus Group no Brasil, Bruno Gallard.

A Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopters, também está apoiando a ação, com foco na possibilidade de desenvolver novas tecnologias para a fabricação de helicópteros. “Apoiar um projeto como esse, em parceria com o Grupo, é um passo muito importante para a Helibras. Nós poderemos trabalhar com tecnologias que podem ser usadas em helicópteros e aviões Airbus”, explicou o presidente  Helibras, Eduardo Marson Ferreira.

A cadeira é uma iniciativa da Airbus Group Innovations, braço do grupo responsável pelo desenvolvimento de parcerias com escolas, universidades e centros de pesquisa mundialmente reconhecidos. A Airbus Group Innovations tem como missão apoiar o desenvolvimento das divisões do Grupo onde quer que estejam e a cadeira franco-brasileirana Unicamp ratifica isso no Brasil.

Fonte | Fotos: operacional