News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Exército » CCOPAB Realizou o Primeiro Estágio de Coordenação Civil-Militar de 2015

CCOPAB Realizou o Primeiro Estágio de Coordenação Civil-Militar de 2015

Exército
Por

1_-_CIMIC_-_Agencia_Fundos_e_Progamas_da_ONU

No período de 09 a 13 de março, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o primeiro Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) de 2015.

O estágio tem por objetivo preparar os militares que exercerão atividades relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis, com ênfase na Coordenação Civil-Militar das Nações Unidas, além de Oficiais de Nações Amigas que irão participar da missão de paz e integrantes do meio acadêmico ou de órgãos de interesse.

3_-_CIMIC_-_Fotos_Ten._Garbino

Durante a semana que permaneceram no CCOPAB, os alunos receberam instruções de acordo com o Material de Treinamento Especializado da ONU; Relações com a Mídia; Funcionamento de uma ONG e atividades desenvolvidos pela Viva Rio no Haiti; por fim, realizaram trabalho de grupo de atividade CIMIC.

A Srª Vivian Finger Krause aluna do curso CIMIC e mestranda em Estudos Estratégicos pela UFF com o tema “Relação Civil-Militar e Operações de Paz: a atuação do Exercito Brasileiro,” afirmou que: “as lições aprendidas pela experiência pessoal de militares que participaram da MINUSTAH estão intimamente ligadas com a minha dissertação de mestrado e irão contribuir muito para o meu desenvolvimento acadêmico”.

2_-_CIMIC_-__G9_BRABAT

Para o Tenente Coronel Aviador Alexandre Nogueira de Souza, G9 do BRABAT/22, o que mais chamou a atenção foi o convívio com outros órgãos: “o estágio CIMIC permite o contato com diversos representantes de atores que integram o UN-CIMIC em uma missão de paz, como funcionários das Nações Unidas, de organizações governamentais e não governamentais ou de organizações internacionais.

A interação não ocorre somente entre os alunos e o corpo docente, assim como discentes”. O Estágio contou com a participação de 44 alunos, sendo 19 do Exército, 2 da FAB, 7 da Marinha, 2 de Nações Amigas e 14 Civis.

5_-_CIMIC_-_Funcionamento_de_uma_OI_e_atividades_desenvolvidas_pela_Cruz_Vermelha_no_Haiti4_-_CIMIC_-_STM_Modulo_2_-_U1

FOTOS  & FONTE : 1º Ten Garbino / CCOPAB

 

Fonte | Fotos: operacional