News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » História » 8 de Maio – Dia da Vitória

8 de Maio – Dia da Vitória

Diversos
Por

diadavitoria

Quando o mundo lutava contra a tirania nazifascista, o Exército Brasileiro enviou os seus soldados, convocados em todos os recantos do País, para enfrentar, em solo europeu, a maior máquina de guerra que o mundo já conhecera. E fez-se a Força Expedicionária Brasileira, a FEB. A Cobra fumou…!

Nossa tropa superou o desafio da rápida preparação antes de se deslocar para o Teatro de Operações Europeu, onde nas patrulhas, incursões e combates, excedeu todas as expectativas, impondo-se com moral, bravura, disciplina e tática apurada ao experiente exército alemão que, no terreno montanhoso, havia estabelecido uma bem fortificada linha defensiva.

Feb.2

Levando aos Apeninos nevados a alma brasileira, os Pracinhas, de origem humilde, com respeito ao próximo, inefável alegria e determinação, cumpriram cada missão com denodo e valentia singulares. Amalgamados pela têmpera mais forte e pelo exemplo dos seus antepassados, esses heróis não se intimidaram frente a um inimigo impiedoso e temido.

Foram brasileiros comuns que suportaram as agruras do afastamento de sua gente e de sua terra, a inclemência do inverno dos Alpes e a dor da perda, nos campos de batalha, de irmãos de Armas. Pracinhas que, com generosidade e espírito humanitário, levaram a esperança ao sofrido povo italiano.

ANVFEB.4

Pracinhas que conquistaram o respeito dos exércitos aliados e daqueles com quem compartilharam momentos de sacrifício e privação. Foram muitos os filhos deste País que ofertaram suas vidas para que hoje desfrutássemos de uma Pátria soberana e livre. Feitos heroicos como os intensos combates de Collechio, Fornovo, Monte Castello, Montese, Porretta Terme, Bella Vista, La Sierra, Camaiore, Monte Prano e Zocca jamais podem ser esquecidos da memória nacional.

Hoje, corações unidos, elevamos nossos pensamentos de louvor e gratidão àqueles que tombaram em combate pela nossa liberdade. Que às novas gerações não se prive o direito de conhecer a verdade de nossa retilínea trajetória histórica, que abriga os feitos de destemidos homens e mulheres, que unidos pelas mais dignas causas, propagaram em solo estrangeiro a fibra do soldado brasileiro, suas crenças e seus mais sagrados valores.

FEB.2

Que nosso povo perpetue o lugar de destaque que cabe àqueles brasileiros que, no sacrifício da guerra, distinguiram-se pelo sentimento de amor à Pátria e heroísmo. Falar da Força Expedicionária Brasileira é reverenciar os mesmos heróis, desde Caxias, chegando ao Sgt Max Wolf, Aspirante Mega e os quatrocentos e sessenta e cinco pracinhas tombados na Itália. É identificar o mesmo ânimo, nascido em Guararapes, passando por Tuiuti e que chegou a Monte Castelo, Castelnuovo e Montese.

É o Exército de sempre, com os mesmos valores e novos desafios; a mesma força anímica que impulsiona os que no Haiti ou na Comunidade da Maré, neste momento, protegem a vida e garantem o direito de as pessoas sonharem com um futuro melhor. Feliz do País que encontra no seu povo os heróis para elevar à condição de chamas balizadoras do futuro, consciente de que suas conquistas foram erigidas sobre os pilares sólidos da coragem e da honradez, obtidas ao custo de sacrifício e sangue.

desfile

Que este dia evoque as lições deixadas por uma Instituição Nacional Permanente, garantida pela mesma espada invicta que empunhou Caxias, animada agora pela sólida confiança do povo de onde provem e ao qual serve. Parabéns Pracinhas do Exército Brasileiro! “A paz, queremos com fervor, a guerra só nos causa dor; porém, se a Pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos sem temor (…)”

Fonte | Fotos: ccomsex