News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » História » Planos secretos do Dia D são descobertos debaixo do chão de um hotel

Planos secretos do Dia D são descobertos debaixo do chão de um hotel

Diversos
Por

Dia D

Vários documentos com informações secretas sobre o desembarque do Dia D foram encontrados debaixo do chão de um hotel na Inglaterra, na região de Hants, revelou o jornal The Telegraph. Os documentos foram descobertos durante as obras de remodelação do hotel Balmer Lawn, em Brockenhurts que foi usado como base militar durante a Segunda Guerra Mundial e que esteve envolvido no planejamento da invasão da Normandia, no dia 6 de junho de 1944.

Chris Wilson dono do Balmer Lawn explicou ao The Telegraph que esta não é a primeira vez que são encontrados artefactos relacionados com a Segunda Guerra Mundial. “Antes já tínhamos encontrado armas debaixo do chão, mas nunca tínhamos encontrado esta quantidade de documentos”, referiu. “São bastante detalhados e têm ordens específicas que deviam ser seguidas pelas tropas no terreno”, acrescentou.

Doc Dia D

Entre os vários documentos encontrados (a maioria em muito mau estado) encontram-se várias folhas e envelopes, alguns deles marcados com as palavras “On Her Majesty’s Secret Service” (“Pelo Serviço Secreto de Sua Majestade”). A maioria pensa-se estar relacionado com o exército canadiano, que esteve sediado em Balmer Lawn durante a guerra.

De acordo com um porta-voz do hotel os documentos ainda estão em fase da avaliação e alguns parecem estar codificados. Alguns estão relacionados com a organização do dia-a-dia dos soldados e outros “mais interessantes”, referem-se ao desembarque do Dia D. “Um inclui um convite para um espetáculo musical de variedades”, disse ainda.

A relação do hotel com o exército é bastante anterior à Segunda Guerra Mundial. Foi construído como uma casa privada em 1800 tendo sofrido obras de expansão em 1850. Durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado como hospital militar e durante a década de 1940 foi transformado numa escola. Algumas das ordens relacionadas com o Dia D foram dadas a partir de Balmer Lawn. O hotel ardeu nos anos 70, mas os documentos conseguiram sobreviver ao grande incêndio.

FONTE : observador.pt

Fonte | Fotos: operacional