News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » 10ª edição da LAAD Defence & Security recebeu 170 delegações de 74 países

10ª edição da LAAD Defence & Security recebeu 170 delegações de 74 países

Mercado & Indústria
Por

_MG_3584

A 10ª edição da LAAD Defence & Security 2015, realizada entre os dias 14 e 17 de abril no Riocentro (RJ) reafirmou o evento como o maior e mais importante dos setores de Defesa e Segurança da América Latina. Ao todo, oito ministros de estado – incluindo o Ministro da Defesa brasileiro, Jaques Wagner, 17 vice-ministros e 170 delegações de 74 países participaram da LAAD 2015 e puderam conhecer as inovações tecnológicas trazidas pelos 642 expositores nacionais e internacionais presentes. O evento reuniu 36.250 visitantes.

A LAAD Defence & Security é um dos principais ambientes para a disseminação de novas tecnologias, equipamentos, serviços e conhecimento voltados para esses segmentos, assim como um espaço estratégico para o fomento de negócios junto às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Forças Policiais e Especiais, consultorias, segurança corporativa e agências governamentais.

A exposição reuniu o que há de mais moderno para tecnologia e serviços em mais de 20 setores das indústrias de defesa e segurança, tais como: armamento e munição; autenticação, controle de acesso e vigilância; construção em defesa e segurança; consultoria, treinamento e serviços; emergência, salvamento e resgate; engenharia aeronáutica; engenharia naval; equipamentos pessoais; ópticos e optrônicos; perícia criminal e forense; sistema de proteção QBRNe; tecnologia da informação e cyber security; transmissão, comunicação e posicionamento e veículos.

Além disso, a LAAD Defence & Security 2015 promoveu o IV Seminário de Defesa LAAD abordando temas de grande relevância para o segmento de Defesa, como os projetos estratégicos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, a guerra eletrônica, o papel das instituições de fomento na indústria brasileira de defesa etc. O IV Seminário de Segurança LAAD destacou a integração das forças de Segurança, as estratégias de segurança para grandes eventos como os Jogos Olímpicos, entre outros.

Segundo Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora da feira, “A LAAD Defence & Security conseguiu reunir e disseminar essas tecnologias e cases de sucesso para dar a sua contribuição ao desenvolvimento desses segmentos”, completa o executivo.

Destaques da LAAD Defence & Security 2015

A abertura do evento contou com a presença do Ministro da Defesa Jaques Wagner e dos três comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Na mesa solene também estiveram presentes o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o comandante da Marinha do Brasil Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o comandante do Exército Brasileiro, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General José Carlos De Nardi; a Secretária Geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Sami Hassuani; e o Diretor Geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora da LAAD Defence & Security, Sergio Jardim.

Durante o seu discurso, o Ministro da Defesa destacou o aumento dos investimentos governamentais da última década e a importância da indústria de defesa para o desenvolvimento da economia nacional. “Por meio do contato com essa tecnologia, nosso país qualifica profissionais, prepara quadros de nível elevado e desenvolve conhecimento profissional, todos esses aspectos serão também, inevitavelmente transferidos para a indústria como um todo”, ressaltou o Ministro Jaques Wagner.

Jaques Wagner concedeu nova entrevista coletiva na quarta-feira (15), quando respondeu sobre o contingenciamento de recursos no âmbito do governo federal e foi enfático ao assegurar que os projetos estratégicos das Forças Armadas já iniciados terão continuidade. Antes de encerrar sua participação no evento, Jaques Wagner reuniu-se aos sete ministros e 17 vice-ministros estrangeiros presentes no evento.

Sobre a LAAD Defence & Security 2015

A LAAD Defence & Security recebeu a visita de Delegados Oficiais (Militares de alta patente) do Brasil, da América Latina e de outros países, Comandantes, Oficiais Generais e Superiores das Três Forças Armadas do Brasil e internacionais. Também estiveram presentes Chefes, Secretários, Comandantes, Superintendentes e Delegados de Polícia do Brasil e da América Latina, autoridades e funcionários do governo Brasileiro, Embaixadores, Adidos Militares de Defesa, executivos da Indústria de Defesa e Segurança, executivos de concessionárias de serviços e agências governamentais e a imprensa especializada, nacional e internacional. O evento recebeu 36.250 pessoas durante os quatro dias de realização.

A LAAD Defence & Security 2015 contou com o patrocínio da Embraer Defesa e Segurança, Thales, Ford Caminhões, Shacman e Telebras. Na área de Defesa o evento conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB).

Na área de segurança, o evento teve o apoio do Ministério da Justiça (MJ), da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), além do Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (CONSESP), do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil (CONCPC), do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), do Conselho Nacional de Perícia Criminal (Perícia Criminal), do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS) e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

 Sobre a Clarion Events

Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil pessoas e 12 mil expositores e patrocinadores em mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo. A Clarion Events tem presença global – atua em 12 escritórios em 9 países (Inglaterra, Brasil, África do Sul, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Holanda, Cingapura e Turquia) e está no Brasil desde 2008.

Fonte | Fotos: operacional