News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 15 de July de 2024
Home » Ministério da Defesa » Brasil estreita cooperação na área de defesa com Índia e Itália

Brasil estreita cooperação na área de defesa com Índia e Itália

Ministério da Defesa
Por

india_grande

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, recebeu, na tarde desta terça-feira (27), autoridades da Índia e da Itália. O objetivo foi estreitar as parcerias para o setor e debater encontros futuros. As reuniões aconteceram em Brasília (DF). Primeiro, o ministro teve audiência com o comandante da Força Aérea Indiana, marechal-do-ar Arup Raha. O oficial indiano e sua comitiva realizaram, esta semana, uma série de visitas a empresas, entre elas, a Embraer, em São José dos Campos (SP). Eles também passaram por organizações do Exército e da Aeronáutica.

Em junho, militares do Brasil e da Índia discutiram a ampliação da cooperação bilateral nas áreas científicas e tecnológicas, além de intercâmbios acadêmicos buscando cooperação em projetos de construção naval e outros tópicos de defesa. Ao final do encontro, Aldo Rebelo convidou, por intermédio do marechal Raha, o ministro da Defesa indiano para uma visita ao País no próximo ano. Raha segue amanhã (28) para Manaus (AM) onde irá conhecer a região Amazônica.

Itália

Na segunda reunião, o ministro recebeu o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta. A audiência tratou dos preparativos para a vinda do chanceler italiano ao Brasil, Paolo Gentiloni. A comitiva do país europeu está prevista para chegar ainda em novembro. Foram debatidas, também, nesta tarde, ideias para aumentar a parceria entre as duas nações, principalmente na área de produtos de defesa.

Brasil e Itália já possuem histórico antigo de relações bilaterais no setor militar. Entre eles, a produção de embarcações de diversos tipos para a Marinha, o desenvolvimento dos blindados Guarani do Exército pela empresa italiana Iveco e o modelo de cooperação em longo prazo no projeto AM-X da Força Aérea com transferência de tecnologia.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa