News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Helibrás na Labace 2015: H130 para pronta entrega

Helibrás na Labace 2015: H130 para pronta entrega

Mercado & Indústria
Por

Helibras H130

A principal atração do estande da Helibras na Labace 2015 será um novíssimo H130. O helicóptero estará em exposição para venda e pronta entrega durante a feira de aviação executiva que acontece em São Paulo de 11 a 13 de agosto. Ao lado do H130, um H125 também ficará exposto durante todo o evento. O modelo é o mais vendido em todo o mundo e conta com financiamento especial pelo BNDES por ser produzido no Brasil.

Ambos da família Esquilo, o H130 e H125 já são helicópteros de sucesso no mercado civil. O H130 apresentado tem interior superluxuoso e ampla estrutura da cabine. O monoturbina produz baixo nível de ruído e oferece a melhor visibilidade através de seu amplo para-brisas frontal. A unidade é a primeira a sair da fábrica de Itajubá (MG) já com a nova nomenclatura dos helicópteros da marca.

O H130 conquistou diferentes mercados no Brasil e já são cerca de 60 unidades dessa família em operação. A maioria deles no segmento executivo, mas também no de táxis aéreos e até no mercado governamental, em missões de segurança e resgate. “Mas a evolução desse modelo o destaca principalmente para o mercado civil”, lembra Patrícia Lima, diretora de operações comerciais da Helibras.  “Por ser confortável, ágil, potente, muito seguro e espaçoso, ele é a melhor opção para o transporte executivo”, afirma.

O H130 é o primeiro helicóptero da categoria leve a contar com um sistema de controle de vibração ativa, proporcioando uma viagem muito mais prazerosa e tranquila. A unidade foi fabricada com portas deslizantes do dois lados da cabine que facilitam o acesso e embarque ou desembarque de bagagem. E o novo sistema de ventilação com ar condicionado digital é outro diferencial do modelo para o exigente mercado executivo.

Alinhado ao objetivo da Helibras de oferecer maior apoio aos operadores de suas aeronaves, o H130 permite um intervalo maior entre as revisões gerais. O helicóptero está equipado com motor mais potente, o Arriel 2D, com menor consumo de combustível, e a caixa de transmissão principal foi modernizada. A aeronave possui um novo painel G500H, o MFD GMX200, display multi funções que auxilia e simplifica as operações do posto de pilotagem, sistemas opcionais como o TCAS, para controle e acompanhamento de outras aeronaves no espaço aéreo, e o Stormscope que exibe posição e distância de atividades atmosféricas.

1000 horas de voo

A frota de H130 no Brasil ultrapassou às 1000 horas de voo e será homenageada no estande da Helibras, no primeiro dia da Labace (11), às 17h. Somente da versão mais recente do modelo, são 10 unidades do helicóptero que operam no mercado civil brasileiro, especialmente em missões VIP e de transporte de passageiros. Visite o estande da Helibras na Labace até o dia 13 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), das 12h às 20h, hoje e amanhã, e das 12h às 19h, na quinta-feira. Mais informações em www.abag.org.br/labace2015

Fonte | Fotos: operacional