News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Força Aérea » ALA 12 celebra aniversário do Grupo de Caça e do Esquadrão Profeta

ALA 12 celebra aniversário do Grupo de Caça e do Esquadrão Profeta

No último dia 18, a ALA 12, localizada no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, celebrou os 75 anos de existência do histórico 1° Grupo de Aviação de Caça e os 68 anos do 1º/1º Grupo de Comunicações e Controle, Esquadrão Profeta.

A solenidade militar presidida pelo Cel Av Alessandro Cramer, comandante da ALA 12, contou com a presença do Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico, da ABRA-PC, do Brigadeiro Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, diretor do Museu Aeroespacial, e do veterano da Segunda Guerra Major João Rodrigues. O Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias, instituição responsável pela preservação e divulgação da história militar brasileira também esteve presente na solenidade.

Durante a cerimônia, foram homenageados os Graduados e Praças Padrões do 1° GAvCa e do 1° GCC. Os comandantes das unidades homenageadas, Ten Cel Av Marco Aurélio Soares e Maj Av Jorge Petrola Ferreira, respectivamente comandantes do 1° GAvCa e do 1° GCC, fizeram uso da palavra, agradeceram o apoio as suas unidades e destacaram o papel importante de seus efetivos diante das mais adversas missões.

A cerimônia no Pátio Oeste terminou com o desfile da tropa. Devido as obras de recuperação da pista e do pátio da ALA 12, não tivemos a presença das aeronaves F5-EM do Grupo de Caça na solenidade.

O 1° Grupo de Aviação de Caça foi criado do Decreto nº 6.123, de 18 de dezembro de 1943, a unidade lutou na Itália na Segunda Guerra. Atualmente, o 1º GAvCa trabalha para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro, sendo o responsável pela Defesa Aérea do mais importante pólo econômico do país. Já o do 1º/1º Grupo de Comunicações e Controle  foi criado em 19 de dezembro de 1950, na Base Aérea de Santa Cruz, sob a designação de 1º Esquadrão de Controle e Alarme – 1º ECA, primeira unidade da Força Aérea Brasileira dotada de equipamentos radar. Hoje o Esquadrão Profeta  desempenha com confiabilidade e segurança as missões a ele atribuídas, dispondo hoje dos mais modernos meios de comunicações e previsão meteorológica via satélite e de auxílio à navegação aérea.

Se a missão for real? Mande para Santa Cruz!

Fonte | Fotos: operacional