News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » SOCSOUTH e Pelotão de Engajamento Feminino da Guatemala realizam intercâmbio de informações

SOCSOUTH e Pelotão de Engajamento Feminino da Guatemala realizam intercâmbio de informações

Diversos

O papel das mulheres vem crescendo constantemente nas Forças Armadas dos EUA, pois está se tornando cada vez mais comum que alcancem posições com mais autoridade e tenham milhares de soldados sob seu comando e controle.

As Forças Armadas da Guatemala estão progredindo ao expandirem o papel das mulheres nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas com a recente criação de um Pelotão de Engajamento Feminino.

O Comando de Operações Especiais, Sul dos EUA (SOCSOUTH) participou de um seminário de intercâmbio de informações com foco na integração e na igualdade das mulheres, em Cobán, Guatemala, no Centro Regional de Treinamento de Operadores de Manutenção da Paz (CREOMPAZ, em espanhol), no dia 24 de setembro de 2019. O intercâmbio de informações com 19 participantes mulheres militares guatemaltecas foi comandado pela Primeiro-Sargento do Exército dos EUA Elizabeth Almonte, graduada de Assuntos Civis do SOCSOUTH.

“Estão neste momento na fase em que suas forças armadas começam a incorporar as mulheres em diferentes funções, além das de apoio, e perceber os benefícios e vantagens de agregá-las nos postos de liderança, de planejamento, em diversas especialidades ocupacionais militares”, disse. “É importante compreender que isso as ajudará a crescer até atingirem um estágio em que haverá uma total integração das mulheres em suas forças armadas.”

“Eu consegui entender de onde vêm esses soldados, essas mulheres soldados”, disse a 1º Sgt Almonte. Senti que podia identificar com êxito alguns dos desafios que estão enfrentando atualmente em seu recém-assumido papel de soldados de Assuntos Civis e especialistas em Apoio Cultural.”

O projeto foi criado para auxiliar o Programa de Apoio de Informação Militar do SOCSOUTH, que visa fortalecer a imagem da Ação Abrangente Guatemalteca para a participação feminina e sua profissionalização institucional, além de possibilitar que os parceiros dos EUA aumentem suas proficiências em segurança.

O pelotão totalmente feminino criado na Guatemala será destacado na região de Izabal, para ajudar nas operações humanitárias e de manutenção da paz.

Fonte | Fotos: SOCSOUTH | Sgt Alex Ramos