News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 17 de April de 2024
Home » Exército » Divisão de Ensino da AMAN completa 50 anos

Divisão de Ensino da AMAN completa 50 anos

Exército
Por AMAN

Em 14 de março, Divisão de Ensino da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) completou 50 anos e, para não deixar passar em branco, uma solenidade marcou a data.

A AMAN instalou-se em Resende em 1944, com o pioneirismo de cadetes vindos da Escola Militar do Realengo, sob o comando do então Coronel Mário Travassos. Esse momento histórico representou a concretização do sonho do Marechal José Pessoa e o ponto de partida para uma fase de amadurecimento na mentalidade de ensino no Exército Brasileiro.

Nos idos de 1958, ocorreu na AMAN um esforço para o aperfeiçoamento de uma estrutura mais adequada à nobre missão de forjar os futuros líderes da Força Terrestre. Nascia, assim, a Divisão de Ensino, com a aprovação do Regulamento da AMAN (R-70), feito por meio da Portaria nº 380, de 14 de fevereiro daquele ano. Na sequência, em Aditamento ao Boletim Interno Escolar, publicado em 14 de março, a Divisão de Ensino constaria pela primeira vez do organograma da AMAN como um setor diretamente subordinado ao Comando. Essa data passaria, então, a ser o marco de sua criação.

Nessa mesma publicação oficial, o Tenente-Coronel Pedro Luiz Taulois fora designado o primeiro Chefe da Divisão de Ensino da AMAN e a ele se seguiram muitos outros, também comprometidos com o saber e com a superação dos desafios contidos no universo da educação.

Consolidou-se, assim, o papel da DE na formação do cadete. A partir de então, foi possível integrar e coordenar os esforços para buscar a excelência na educação, em termos pedagógicos e científicos.

No desenrolar dos anos, a Divisão de Ensino vem contando com o apoio e a supervisão do Comando da AMAN e dos órgãos de direção e setoriais do Exército para o aperfeiçoamento da educação. A Divisão de Ensino da AMAN atualiza-se continuamente, trazendo aos bancos acadêmicos as mais modernas técnicas de ensino, buscando entregar ao Exército Brasileiro um oficial atualizado, com o pensamento voltado para os conflitos contemporâneos, com aguçado senso crítico e com olhar voltado para o futuro.

Fonte | Fotos: operacional