News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Exército » Militares do Exército iniciam treinamento com bombeiros para combater queimadas no Acre

Militares do Exército iniciam treinamento com bombeiros para combater queimadas no Acre

Exército

Depois da adesão do Acre ao decreto presidencial de Garantia da Lei da Ordem (GLO), o Exército iniciou, nesta quarta-feira (28), um treinamento com pelo menos 240 homens que devem atuar no combate às queimadas no estado.

O treinamento é feito pelo Corpo de Bombeiros, que durante os próximos dias deve repassar todas as técnicas de segurança no combate às queimadas, incluindo teoria e prática.

Em Rio Branco, o treinamento ocorre no 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º Bis) e, de forma simultânea, ocorre em Cruzeiro do Sul e Brasileia, no interior do estado.

O major do Exército Magno Barros disse que, na segunda-feira (26), a 17º Brigada de Infantaria e Selva, localizada no estado de Rondônia, iniciou o plano de ação da Operação Verde Brasil, que inclui o treinamento dos militares para atuarem no combate às queimadas.

“A Operação Verde Brasil tem a missão de intensificar a fiscalização juntamente com os órgãos de fiscalização pública e meio ambiente, agindo de forma repressiva e preventiva e também atuar contra os focos de incêndios e pontos de calor na nossa floresta”, disse.

O decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (23), prevê que o Exército atue no combate aos focos de incêndios e com ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais.

“Estamos sendo brindados pelo conhecimento que o Corpo de Bombeiros está nos proporcionando para que o nosso público interno tenha o objetivo de assimilar e absorver todos os conhecimentos e adquirir a expertise necessária para vencer desafio que é combater os focos dos incêndios no Acre”, disse o major.

Focos de queimadas

O treinamento envolve o uso de abafadores, bombas costais, mangueiras dos carros de combate dos Bombeiros e também a parte de segurança de como fazer o combate da forma correta para que os militares se posicionem em favor do vento para não inalar muita fumaça, por exemplo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na terça-feira (27), revelaram que o Acre tem mais de 2,5 mil focos de queimadas registradas entre os dias 1° a 26 de agosto deste ano.

O governo do Acre decretou estado de emergência na última sexta-feira (23). Nesta terça, está marcada uma reunião pare definir as ações desenvolvidas no estado pelas Forças Armadas. O pedido da ajuda militar foi feito ainda na sexta pelo governador Gladson Cameli.

Após o decreto de emergência devido às queimadas, a Secretaria da Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) instalou uma delegacia especialmente para investigar denúncias e flagrantes de queimadas ambientais.

Fonte | Fotos: G1 | Fotos: Quésia Melo