News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Força Aérea » ALA 12 celebra aniversário do Grupo de Caça e do Esquadrão Profeta

ALA 12 celebra aniversário do Grupo de Caça e do Esquadrão Profeta

No último dia 18, a ALA 12, localizada no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, celebrou os 75 anos de existência do histórico 1° Grupo de Aviação de Caça e os 68 anos do 1º/1º Grupo de Comunicações e Controle, Esquadrão Profeta.

A solenidade militar presidida pelo Cel Av Alessandro Cramer, comandante da ALA 12, contou com a presença do Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico, da ABRA-PC, do Brigadeiro Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, diretor do Museu Aeroespacial, e do veterano da Segunda Guerra Major João Rodrigues. O Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias, instituição responsável pela preservação e divulgação da história militar brasileira também esteve presente na solenidade.

Durante a cerimônia, foram homenageados os Graduados e Praças Padrões do 1° GAvCa e do 1° GCC. Os comandantes das unidades homenageadas, Ten Cel Av Marco Aurélio Soares e Maj Av Jorge Petrola Ferreira, respectivamente comandantes do 1° GAvCa e do 1° GCC, fizeram uso da palavra, agradeceram o apoio as suas unidades e destacaram o papel importante de seus efetivos diante das mais adversas missões.

A cerimônia no Pátio Oeste terminou com o desfile da tropa. Devido as obras de recuperação da pista e do pátio da ALA 12, não tivemos a presença das aeronaves F5-EM do Grupo de Caça na solenidade.

O 1° Grupo de Aviação de Caça foi criado do Decreto nº 6.123, de 18 de dezembro de 1943, a unidade lutou na Itália na Segunda Guerra. Atualmente, o 1º GAvCa trabalha para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro, sendo o responsável pela Defesa Aérea do mais importante pólo econômico do país. Já o do 1º/1º Grupo de Comunicações e Controle  foi criado em 19 de dezembro de 1950, na Base Aérea de Santa Cruz, sob a designação de 1º Esquadrão de Controle e Alarme – 1º ECA, primeira unidade da Força Aérea Brasileira dotada de equipamentos radar. Hoje o Esquadrão Profeta  desempenha com confiabilidade e segurança as missões a ele atribuídas, dispondo hoje dos mais modernos meios de comunicações e previsão meteorológica via satélite e de auxílio à navegação aérea.

Se a missão for real? Mande para Santa Cruz!

Fonte | Fotos: operacional