News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Força Aérea » SEFA comemora 50 anos de criação

SEFA comemora 50 anos de criação

Força Aérea

A cerimônia militar foi realizada nessa quinta-feira (13/10), na Base Aérea de Brasília (BABR)

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) celebrou o seu 50º aniversário com uma cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), nessa quinta-feira (13/10). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado pelo ex-Ministro de Estado da Aeronáutica e ex-Secretário de Economia e Finanças mais antigo, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo e pelo ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. Estiveram presentes, também, Ministros do Superior Tribunal Militar (STM) e Membros do Alto-Comando da Aeronáutica. As autoridades foram recebidas pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.

Em sua leitura da Ordem do Dia, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert, iniciou falando sobre o significado da palavra júbilo que é a alegria extrema e grande contentamento, e foi assim que se referiu a SEFA, com a satisfação e o contentamento que definem o cinquentenário da Organização Militar (OM). “Imprescindível enaltecer a jovem, porém significativa trajetória e simbolismo dos 50 anos da SEFA. Ela tornou-se um importante Órgão de Direção Setorial com a criação de duas Diretorias em 2016, a de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF) e a de Administração da Aeronáutica (DIRAD). A SEFA escreveu sua história por intermédio das ações desenvolvidas por todos que compuseram e compõe seu efetivo, diretamente relacionado ao desenvolvimento da Força Aérea. Para que consigamos realizar todas as nossas atribuições com total eficiência e eficácia contamos com 6.409 dentre militares e civis, alocados nas 25 Organizações Militares subordinadas, a este grupo meu mais profundo agradecimento”, finalizou.

A SEFA tem como missão prover o apoio administrativo, financeiro contábil e patrimonial para o Comando da Aeronáutica (COMAER) cumprir sua missão. Durante o evento, os convidados assistiram ao vídeo institucional comemorativo (clique aqui), que projeta o histórico da organização e as ações desenvolvidas na FAB.

Homenagem

Na oportunidade foram homenageados Ex-secretários da SEFA que lideraram, de forma destacada a Organização Militar. Receberam a homenagem o Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo, Secretário no período de setembro de 1987 a agosto de 1989; o Tenente-Brigadeiro do Ar Neimar Dieguez Barreiro, Secretário no período de agosto de 2001 a novembro de 2005; o Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Secretário no período de abril de 2009 a abril de 2012; o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, Secretário no período de abril de 2012 a março de 2016; o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Secretário no período de janeiro de 2019 a outubro de 2020; e o Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, Secretário no Período de outubro de 2020 a fevereiro de 2022.

Também foi realizada a Imposição de Medalha Militar de Ouro por bons serviços prestados por mais de 30 anos e de Prata bons serviços prestados por mais de 20 Anos e Medalha de Bronze aos serviços prestados por mais de dez anos. A “Medalha Militar”, criada pelo Decreto N° 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em Serviço Ativo.

Fonte | Fotos: CECOMSAER / Agência Força Aérea

Tags: - - -