News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 30 de April de 2024
Home » Força Aérea » Sequestro de aeronave é simulado em exercício operacional

Sequestro de aeronave é simulado em exercício operacional

Força Aérea
Por

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

Uma aeronave foi tomada por sequestradores por volta das onze e meia da noite desta terça-feira (13/05) no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), assim que as portas foram fechadas. A simulação faz parte de uma treinamento das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública do Paraná da Operação Araucária, que prepara os militares para ações durante a Copa do Mundo.

Imediatamente a Coordenação de Defesa de Área (CDA) é comunicada e se reúne na sala do Centro Operacional Aeroportuário (COA). Por meio de câmeras instaladas no aeroporto, eles acompanham toda a movimentação.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

Logo após, a tropa do exército, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, a Polícia Civil e carros de ambulância chegam ao local. Cerca de sessenta militares se posicionam em diversos pontos ao redor da aeronave.

No COA a movimentação é grande. Cerca de 20 militares definem estratégias para prender os sequestradores com menores riscos para as vítimas. De dentro do avião, a informação é que o clima é tenso com os sequestradores fazendo ameaças e exigências.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

Uma equipe especializada chega para fazer a negociação com os sequestradores. Um drone é operado pelas forças especiais para monitorar toda a ação.

Já se passaram quatro horas e a situação continua tensa. De repente, os sequestradores ameaçam a integridade física dos passageiros. Os militares, então, são autorizados a invadir a aeronave e conseguem render os sequestradores.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

“A simulação pareceu real e gerou realmente uma situação de estresse que foi aumentando cada vez mais”, ressalta Alan Pereira, um do figurantes da ação que estava dentro da aeronave.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

De acordo com o assessor especial do CDA, Coronel Aviador Uirassú Litwinsky Gonçalves, o exercício foi coroado de muito êxito. “Os sistemas de controle de navegação aérea funcionaram muito bem e houve uma perfeita integração entre as Forças Armadas e todos os órgãos de segurança pública que atuaram no exercício”, conclui ele.

Fonte | Fotos: cecomsaer