News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 30 de April de 2024
Home » Segurança Pública » Maré vai ganhar torres de observação blindadas

Maré vai ganhar torres de observação blindadas

Diversos
Por

exercito-mare

Agora é para valer. Esta semana, a Força de Pacificação — formada por militares do Exército e da Marinha — começa a deixar algumas favelas do Complexo da Maré onde está há um ano para a instalação das primeiras unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na região num total de quatro bases.

O secretário de Segurança José Mariano Beltrame, disse ao GLOBO que serão instaladas torres de observação blindadas em alguns pontos do conjunto de favelas, por ser uma área plana, a fim de dar visibilidade e segurança aos policiais que atuarão no local. Beltrame afirmou que não tem pressa para ocupar a região.

torre 2_0UOG51 (1)

UPP daqui para frente só com condições ideais para serem feitas, ou seja, em 2015 só com 100% de infraestrutura. Ela só será instalada quando houver condições de segurança para os policiais. A população vai ver a polícia bem instalada e bem equipada. Não é um recuo, mas um fortalecimento. Não dá para ficar em contêineres — explicando que no caso do Complexo do Alemão serão construídas sedes de alvenaria e com blindagem.

A primeira UPP da Maré será instalada na Favela Roquete Pinto, e irá abranger também a Praia de Ramos, áreas controladas por milicianos. A partir de 1º de maio, as Forças Armadas saem do Parque União, Rubens Vaz e Nova Holanda, dominadas por outra facção criminosa. Até 30 de junho, prazo fixado para o término do acordo entre os governos federal e estadual, do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), as 16 favelas onde vivem cerca de 140 mil pessoas ficarão sob responsabilidade da PM.

931322-rj_mare_exercito-3017-650_431

A região da Maré é considerada estratégica por estar entre as duas principais vias da cidade, Avenida Brasil e Linha Vermelha, passagens obrigatórias para quem desembarca no Aeroporto Internacional Tom Jobim e segue em direção ao Centro e à Zona Sul.

FONTE : O Globo

Fonte | Fotos: operacional