News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 24 de May de 2024
Home » Mercado & Indústria » DATEN investe no setor de segurança e defesa

DATEN investe no setor de segurança e defesa

Mercado & Indústria

A companhia iniciou os trabalhos nesse braço de negócios há dois anos e hoje atua com parcerias e contratos em diversos estados do país. A perspectiva, ainda em 2024, é de ampliar as atividades para todo o território nacional e entrar em países da América Latina, como Peru e Chile

Com mais de duas décadas de história, a DATEN, empresa 100% brasileira e especializada na produção de equipamentos de informática, se posiciona hoje, também como uma companhia de soluções tecnológicas para os mercados de defesa e de segurança pública e privada.

As soluções da DATEN, exclusivas para estes segmentos, já são usadas por corporações em todo o Brasil. São produtos voltados a missões críticas, para uso em ambientes hostis e situações extremas, que atendem às demandas das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e Setor Privado de Segurança.

Com linhas que vão desde notebooks, tablets e servidores, o portfólio de defesa da Daten destaca-se por sua durabilidade, resistência a quedas, capacidade de suportar uso em condições climáticas adversas e complexos combates. “Nossos dispositivos são cuidadosamente projetados para enfrentar os desafios mais variados de missões críticas”, afirma Augusto Pitanga, Diretor da Área de Defesa e Segurança da DATEN.

Segundo ele, o setor de defesa e segurança é um novo pilar de atuação da companhia, que já conta com parcerias de ponta e contratos fechados. “A DATEN vem se consolidando como empresa de fomento às soluções e tecnologias de última geração para o setor”, afirma Pitanga.

Produtos de ponta

Entre as linhas de produtos destinados à defesa e segurança, a DATEN apresenta:

·         A linha notebooks da linha DATEN Alfa X-Ray, de alta performance e robustez. São equipados com antena sem fio Wi-Fi 6 posicionada para uma conexão mais confiável em campo. Apresentem resistência a queda de até 1,2m, operação em temperaturas entre -20º e 60º e umidade relativa de até 95%, além de suporte a GPS. São compatíveis com 5G e 4G, permitindo baixa latência para ações como videochamadas em qualquer lugar, além de poder vir equipados com NFC. Os dispositivos possuem TPM 2.0 (Trusted Platform Module), opções de memória de 8GB ou 16 GB e de capacidade de 256GB, 512GB ou 1TB.

Os notebooks Alfa X-Ray possuem configurações com processadores Intel Core I5 ou I7, duas baterias com capacidade de fornecer operação ininterrupta por até 24 horas, bluetooth 5.1 para transferências de alta velocidade e telas de 14” ou 15”. Ainda, têm suporte a Windows 11 e possuem um módulo de reconhecimento de impressão digital integrado para identificar e efetuar rapidamente o desbloqueio com altos níveis de segurança. Também suportam opções de I/O expansíveis e configuráveis, que podem ser adaptadas a mais dispositivos. Já os gráficos Intel Iris Xe integrados garantem uma experiência visual rica em aplicativos de vídeo e reproduções nítidas de mapas, gráficos e esquemas.

·         Os Tablets Robustecidos Tango 87 e Tango 17, que conta com sistema operacional Android 12/GMS OS, memória de 8GB RAM e armazenamento de 128GB. Com tela de 8”, 1920×1200 TFT, 550nits, câmera frontal de 5MP e traseira de 13MP, bateria removível de 10000mAh e modo de funcionamento sem bateria, o tablet ainda possui cantos reforçados para maior resistência a impacto. A DATEN ainda disponibiliza ao mercado o Tablet Robustecido EM-T17X, com as mesmas configurações do modelo anterior e tela de 10.1”, 1920×1200 TFT.  

Assim como os notebooks, os tablets contam com certificação de resistência contra quedas de até 1,20m, operam em temperaturas de -20 até 60º, são resistentes a vibração e possuem suporte a sistemas de orientação como GPS, Glonass e Beidou.

·         A linha Gladius de monitoramento eletrônico que além dos produtos convencionais de tornozeleiras com rastreamento por GPS e por perímetro para implementação de medidas restritivas, conta com um produto único no mercado que, além de detectar a posição do usuário, é capaz de monitorar os seus dados vitais e possui tela para comunicação com a central de operações.

Certificações

Os equipamentos da DATEN possuem certificações importantes, como MIL-STD 810G e IP65, no caso dos notebooks X-Ray, atestando sua alta confiabilidade. Desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o MIL-STD-810H é um padrão militar americano que busca testar o design, os limites de um equipamento e as condições que ele resistirá ao longo de sua vida útil, por meio de testes de temperatura, queda, chuva, umidade, altitude, maresia e vibração.

Já a certificação IP65 confirma que os dispositivos são à prova de poeira e protegidos contra jatos de água, atributos fundamentais para uso em ambientes secos, matas e outros locais críticos. Com uma estrutura resistente a choques e vibrações, os equipamentos da DATEN são projetados para se manterem estáveis e operacionais, mesmo em situações de condução em alta velocidade ou terrenos irregulares.

Projetos sob demanda

Além de dispositivos, a empresa também investe em serviços criados sob demanda para atender às especificidades de cada cliente deste setor. “Estamos investindo fortemente no setor, pois vemos grandes oportunidades de inovação, algo que está em nosso DNA”, afirma o executivo.

A partir do ecossistema de investidas da DATEN, a empresa concretiza projetos de alta complexidade tecnológica, por meio da integração de desenvolvimento de software, produção de placas de circuito impresso e produtos de parceiros, realizamos projetos que vão desde segurança de edificações, vigilância e monitoramento, até projetos e adaptação tecnológica de veículos blindados e viaturas. Além disso, a empresa atua ativamente em Pesquisa e Desenvolvimento de produtos, sejam eles oriundos de encomendas tecnológicas de clientes ou de oportunidades observadas no mercado.

Perspectiva de negócios

Segurança e defesa são braços de negócios da DATEN que foram iniciados há dois anos. Segundo Augusto Pitanga, a demanda surgiu de contatos da empresa com o setor por meio de investidas nos setores de drones e veículos militares. A partir daí se percebeu a oportunidade de articulação de um setor dedicado a integrar as operações da empresa relacionadas a segurança e defesa.

“Hoje, atuamos com parcerias e contratos em diversos estados do país. Esse setor da DATEN trabalha com clientes que atuam principalmente nas regiões Norte e Nordeste, mas temos como perspectiva, ainda em 2024, ampliar a nossa atuação para todo o território nacional. Temos em vista também a atuação em países da América Latina, com clientes que atuam, por exemplo, no Peru e Chile”, afirma o executivo.

O mercado de defesa global em 2023 atingiu um tamanho em torno dos 2,2 trilhões de Dólares, o maior patamar desde a Segunda Guerra Mundial. Entre 10% e 15% desse valor vêm do chamado mercado LAMEA – América Latina, Norte da África e Oriente Médio. O mercado de segurança apresenta números também bastante expressivos e uma projeção de crescimento estimada em mais de 10% ao ano pelos próximos 10 anos. Como uma das maiores empresas de tecnologia do país, a DATEN assumiu o desafio de investir nesses setores com a missão de se posicionar no mercado como um dos grandes desenvolvedores de tecnologia para defesa e segurança.

Fonte | Fotos: DATEN