News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Internacional » A U.S Navy faz um novo pedido para mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye

A U.S Navy faz um novo pedido para mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye

Diversos
Por

E-2D Adv

A empresa Northrop Grumman Corporation (NGC) anunciou a assinatura de um contrato para a produção de mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye de alerta antecipado,  no valor de 3.600 milhões.

Esta aeronave é um sistema único, pois ao mesmo tempo que é uma aeronave de alerta antecipado ela também é uma aeronave de controle (AEW & C) embarcada, cuja missão é fornecer cobertura de radar ao aviões de combate dos grupos de porta-aviões e manter a rede de comunicação entre as unidades dos grupos de combate dos porta-aviões ativas ao operar em mar aberto ou em áreas costeiras.

E-2D Adv4

Embora a aeronave seja baseado em um projeto conhecido, o E-2 D Advanced Hawkeye recebeu um novo radar AN/APY-9 da empresa Lockheed Martin, com um maior alcance e podendo gerenciar uma maior número de alvos.

Ele também recebeu novos aviônicos e um cockpit digital, além dos novos motores Rolls-Royce A T-56 , de um sistema Friend or Foe (IFF) da BAE Systems, e um radar de varredura eletrônica da L-3 Communications.

E-2D Adv3

O programa E-2 D Advanced Hawkeye começou em 2003, sendo que em 2007, foi quando ocorreu o primeiro vôo. Em 2011 iniciou os testes operacionais e já foram entregues até o momento, 13 aeronaves. A Marinha dos EUA espera que o E-2D obtenha a sua Capacidade operacional  inicial (Initial Operational Capability ou IOC) ainda este ano.

Com este novo contrato, o número de aeronaves encomendadas até agora sobe para 50 unidades, mas de acordo com fontes da indústria pode subir para 75 aeronaves.

E-2D Adv4

Este acordo é um reflexo da importância que a administração dos EUA está dando os grupos de batalha de porta-aviões, principalmente, pela orientação da política externa e de defesa para a área da Ásia-Pacífico, onde os países até então “adormecidos”, como a China, o Japão a Coreia do Norte continua a crescer.

e2dchanges

Fonte | Fotos: defensa