O Exército Colombiano recebeu um primeiro lote constituído por 11 veículos blindados 8×8, que foram negociados com a General Dynamics Land System Canada (GDLS-C).
Em declarações oficiais da empresa nos EUA, foi anunciado que o veículo adquirido pelo país seriam os da versão LAV III, os mesmos operados no Canadá, mas os veículos que chegaram foram os M1126 STRYKER correspondem à versão utilizada pelos Estados Unidos os quais ja foram utilizados em larga escala no Iraque e no Afeganistão, com notáveis sucessos operacionais.
Embora os dois veículos possuirem as características semelhantes, ficou uma questão sem resposta, já que a contrato foi feito junto a GDLS-C, e porque a empresa entregou a versão utilizada pelos Estados Unidos, e não os LAV III usado pelo Canadá.
Também está sendo questionado se os M1126 STRYKER que chegaram possuem a tecnologia do casco duplo em V, oferecidos na versão LAV III e que foi estipulado em declarações oficiais feitas pela GDLS-C.
O valor dos primeiros 24 veículos foi fixado em US$ 65,3 milhões, logo em seguida, uma outra ordem para a aquisição de 8 unidades adicionais foi feita, os 32 veículos possuem uma estação remota de armas (RWS) Samson Mini da empresa israelense RAFAEL , que utiliza uma metralhadora Browning M-2 calibre 12,7 mm.