News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Internacional » Gripen da Força Aérea Húngara sofre acidente durante exercício Lion Effort 2015

Gripen da Força Aérea Húngara sofre acidente durante exercício Lion Effort 2015

Diversos
Por

acidente gripen.3

Um caça Gripen da Força Aérea Húngara derrapou na pista e foi parar em um campo ao final da mesma nesta tarde em Caslav, Republica Tcheca. Os pilotos se ejetaram e passam bem. Em nota, foi revelado que a aeronave apresentou problemas no freio, já foi instaurada uma investigação para se apurar a causa do acidente.

“Neste momento o que se pode dizer é que, a aeronave deslizou para fora da pista. A aeronave ficou incontrolável e com a ameaça de um grave acidente, eles deixaram o avião. Ambos, no entanto, estão em ordem e nada dramático aconteceu no resultado “, disse o porta-voz do Ministério da Defesa iDNES.cz Petr Medek.

acidente gripen.2

O porta-voz do aeroporto Tomas Maruscak revelou a televisão Tcheca que a aeronave perdeu sua capacidade de frenagem. “No momento, não é possível dizer quem é o culpado, se ocorreu erro do piloto ou uma falha técnica”, disse ele. Perguntado quanto tempo o aeroporto de Caslav iria permanecer fechado, ele respondeu que não poderia prever.

O avião deslizou para fora da pista por volta das 13:40 (hora local). “Acidentes com aeronaves militares são examinada pela Comissão do Departamento de Aviação Militar, subordinada a Seção de Supervisão e Controle do Ministério da Defesa”, disse a assessora de comunicação Magdalena Dvorakova do Departamento de Estado-Maior.

acidente gripen

Em Caslav está acontecendo o exercício internacional Lion Effort 2015, que reúne os operadores de caças Gripen no mundo, fora a Força Aérea Tcheca participam também as forças aéreas da Hungria, Suécia e África do Sul. A Real Força Aérea Tailandesa está participando, apenas como observadores sem fazer uso de suas aeronaves.

Fonte | Fotos: operacional