News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Marinha » IN OMNIA PARATUS, Esquadrão HU-1 completa 54 anos de operações

IN OMNIA PARATUS, Esquadrão HU-1 completa 54 anos de operações

Marinha
Por

_MG_3164

Criado em 5 de junho de 1961, pelo aviso ministerial Nº 1003, teve sua ativação em 17 de abril de 1962, com o recebimento de três helicópteros Westland-Sikorky WS-55 Whirlwind e dois Westland-Sikorky WS-51 Widgeon. Por mais de meio século este Esquadrão vem operando com brilhantismo. Seu pioneirismo simbolizado pela estrela em seu brasão foi muito mais além, destaca-se o primeiro pouso a bordo do Contratorpedeiro Mariz e Barros ocorrido em 1975, dotando nossos navios escoltas de um vetor aéreo capaz de lançar torpedos antissubmarino.

M043-f18

Já pelo idos de 1979, foi recebido o primeiro helicóptero montado no Brasil, o HELIBRAS HB 350 BA Esquilo, cuja matrícula HB001 está na aeronave N-7050, hoje operando no Esquadrão HU-5. Em 1983 o Esquadrão estave presente no desafio aceito pela MB de instalar e operar uma estação científica no Continente Antártico. Naquele ano uma aeronave UH-2 WASP participou da Operantar I e pousou pela primeira vez na Antártica.

_MG_4303

Hoje o HU-1 opera dois modelos de aeronave, o UH-12 e o UH-13, que com confiabilidade vêm desempenhando as mais diversas tarefas na nossa Marinha, como Apoio às Operações Anfíbias e Especiais, Esclarecimentos Radar e Visual, Patrulha Naval, Ataque Aéreo, Transporte de Tropa, Apoio Logístico, Busca e Salvamento, Guarda de Aeronave e Evacuação Aeromédica e, mais recentemente, aerofotogrametria. Essa diversidade encarna o espírito do HU-1, bem sintetizado em seu lema: ” IN OMNIA PARATUS, ou seja Preparado para tudo!”

_MG_3262

Em seu horizonte surgem novas perspectivas para o Esquadrão HU-1. O programa UHP, que prevê a substituição dos UH-12 e UH-13 por novos helicópteros leves de emprego geral, avança e com ele se aproxima o momento da escolha do 12º modelo de aeronave do HU-1, que trará maiores capacidades e novas possibilidades ao Esquadrão.

_MG_3356

Esta trajetória de mais de 50 anos não seria possível sem o trabalho e apoio de inúmeras pessoas, começando pelos militares que ali servem e serviram: os Águias. Eles têm uma especial relação com este Esquadrão. O trabalho duro de todos foi fundamental para alcançarmos e mantermos o padrão de excelência que este esquadrão demonstra.

_MG_3417

A fatia considerável do Programa de Movimentações Previstas e Exercícios da Esquadra que historicamente compete e os cercam nas 32 mil horas de voo em quase 12 anos sem acidentes corroboram este padrão. Nesta casa são feitas amizades sólidas e duradouras, porque baseadas no respeito e na admiração mútuas, bem como se ampliam conhecimentos e se desenvolvem capacidades. Cada Águia que aqui serve ou serviu deixou sua contribuição e hoje ao refletir sobre o passado, nós os reverenciamos. Um Braco Zulu a todos os Águias. Em seu comando esta o Capitão-de-Fragata Fabiano Martins SASSE.

_MG_3442_MG_3458_MG_3465_MG_3466_MG_3476_MG_3500

Fonte | Fotos: operacional