News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil integra a Operação “PANAMAX 2014”

Marinha do Brasil integra a Operação “PANAMAX 2014”

Marinha
Por

Autoridades brasileira e estrangeiras

A Marinha do Brasil participou, no período de 4 a 15 de agosto, da Operação “PANAMAX 2014”, uma operação multinacional, realizada anualmente, com foco na proteção do Canal do Panamá. O Exercício ocorre desde 2003, tendo o Brasil iniciado sua participação em 2006.

Esse ano, a operação é coordenada pelos EUA, por meio do seu Comando Sul (USSOUTHCOM), e conta, além do Brasil, com mais dezessete países das Américas do Norte, Sul e Central. Coube à Marinha do Brasil, nesta edição e de forma inédita, exercer o cargo de Subcomandante da Força Multinacional, para o qual foi designado o Contra-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, Subchefe de Logística e Plano Diretor do Comando de Operações Navais.

Outros seis oficiais superiores desempenham funções de Estado-Maior, tanto na Força Multinacional como em seus componentes marítimo e de operações especiais. Participam, ainda, oficiais e praças do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa.

Envolvendo a participação direta de aproximadamente 1.500 pessoas, das quais cerca de trezentas e cinquenta constituem o Estado-Maior da Força Multinacional, os exercícios tem os propósitos de adestrar o pessoal em planejamento militar conjunto de caráter multinacional; intensificar a interoperabilidade entre os diferentes componentes dos Estados-Maiores; permitir o intercâmbio de experiências; e estreitar os laços de amizade entre os países participantes.

Fonte | Fotos: ccsm