News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Ministério da Defesa » Brasil solicitou uma possível compra de três helicópteros UH-60M Black Hawk

Brasil solicitou uma possível compra de três helicópteros UH-60M Black Hawk

Ministério da Defesa
Por

H 60 BlackHawk

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma potencial venda via FMS (Foreign Military Sale) ao Brasil de três helicópteros UH-60M Black Hawk e equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico a um custo estimado de US$ 145 milhões.

O Governo do Brasil solicitou uma possível compra de três helicópteros UH-60M Black Hawk e 8 motores T-700-GE-701C (6 instalado e 2 reservas), 12 metralhadoras M-134 de 7,62 milímetros, 8 Sistema de Posicionamento Global/Sistemas de navegação inercial, peças de reposição e reparação, ferramentas e equipamentos de apoio, publicações e dados técnicos, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento.

H-60-Black-Hawk-foto-P-Rezende-FAB

Esta venda proposta contribuirá para a política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança do Brasil, que tem sido e continua a ser, uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.

O Brasil precisa dessas aeronaves para cumprir os seus compromissos estratégicos, de busca e resgate e de segurança interna. Esta aquisição irá atualizar a capacidade de mobilidade aérea e prover a defesa de instalações vitais e apoio aéreo aproximado para as forças terrestres. O Brasil não terá dificuldade em absorver estes helicópteros em suas forças armadas.

Segundo alguns relatos, quando os extremistas tomaram o aeroporto de Mossul, no Iraque, havia helicópteros americanos Black Hawk lá. Nenhum foi visto voando depois da captura. É possível que tenham sido danificados.

A proposta de venda deste equipamento e apoio não altera o equilíbrio militar básico na região. Não há acordos de offset em relação a esta potencial venda e esta solicitação de uma possível venda é exigida por lei e não significa que a venda foi concluída.

FONTE: Defense Security Cooperation Agency

Fonte | Fotos: operacional