News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Ministério da Defesa » Filme sobre participação brasileira na 2ª Guerra Mundial tem pré-estreia em Brasília

Filme sobre participação brasileira na 2ª Guerra Mundial tem pré-estreia em Brasília

Ministério da Defesa
Por

Estrada 47

A pré-estreia do filme A Estrada 47, do diretor Vicente Ferraz, aconteceu ontem em Brasília. O longa-metragem conta a história de soldados brasileiros que lutaram ao lado das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.  A estreia nacional será nesta quinta-feira (07), data que antecede o Dia da Vitória na Europa. No dia 08 de abril de 1945, tropas do nazifacismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética.

O filme relembra os 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, enviados para a Itália, lutaram ao lado dos países Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e URSS) contra os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Os pracinhas, como ficaram conhecidos os soldados brasileiros, não possuíam vestimentas apropriadas para enfrentar o rigoroso inverno europeu, sequer estavam preparados para combater o poderoso Exército alemão.

Na ficção, o sopé da montanha do Monte Castelo serve de palco para os atores que representam quatro soldados brasileiros. Na vida real, após quatro tentativas fracassadas, a tropa brasileira acompanhada da 10ª Divisão de Montanha norte-americana conseguiu tomar o monte, no dia 21 de fevereiro de 1945. A conquista de Monte Castelo era muito importante por sua posição estratégica para os aliados.

A Estrada 47, co-produção entre o Brasil, Itália e Portugal, foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado em 2014. O primeiro filme brasileiro de ficção sobre a Segunda Guerra foi gravado na Itália e presta uma homenagem aos soldados brasileiros que lutaram bravamente contra as forças nazistas.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa