News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 06 de May de 2024
Home » Ministério da Defesa » Ministério da Defesa completa hoje 16 anos com reconhecimento na sociedade civil

Ministério da Defesa completa hoje 16 anos com reconhecimento na sociedade civil

Ministério da Defesa
Por

16-Anos-do-MD

Nesta quarta-feira (10), o Ministério da Defesa (MD) completa 16 anos de criação. Fundado para ser um órgão de interlocução entre os meios civil e militar, a pasta coleciona importantes conquistas ao longo desses anos, além de se consolidar na realização de operações conjuntas entre as Forças Armadas.

Entre os avanços destacam-se o fato de o Ministério da Defesa ser o 5º maior orçamento da Esplanada, com recursos da ordem de R$ 17,028 bilhões para 2015 em custeio e investimento. Sobre o assunto, o ministro da Defesa disse que apesar do contingenciamento, a instituição não terá nenhum projeto parado. “Fomos um dos menos cortados e tenho certeza que cada um de vocês [funcionários] saberá compreender que esse ajuste é para a retomada do crescimento”, disse o ministro em mensagem aos funcionários.

Parte do prestígio da Defesa é fruto dos projetos estratégicos fundamentais ao país que estão reunidos sob sua coordenação, como o Programa de Submarinos da Marinha (Prosub), o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército e o programa FX-2 (que prevê a aquisição dos caças Gripen NG) da Força Aérea.

“Quero aproveitar a data de hoje para agradecer a cada um de vocês que nos ajudam a fazer o ministério cada vez mais reconhecido, não só na Esplanada, mas principalmente entre a sociedade civil brasileira”, manifestou Jaques Wagner em alusão ao aniversário do MD.

De acordo com o ministro, em seu primeiro ano à frente do órgão pôde observar a harmonização das três Forças, por meio da interoperabilidade, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria-Geral.

Projetos sociais

O MD possui, ainda, um viés social diversificado. É a instituição que fica responsável por iniciativas que beneficiam crianças, jovens e adultos não somente com atividades culturais, mas também com qualificação profissional.

Projeto Rondon leva cultura e cidadania para comunidades brasileiras

Os principais projetos em curso são o “Rondon”, que leva oficinas de meio ambiente, cidadania, educação, saúde e outras a populações de municípios em vulnerabilidade social; o “Soldado Cidadão”, que possibilita a capacitação de recrutas em mecânica, panificação, motorista de caminhões e empilhadeiras, eletricista, e mais, para que tenham emprego após saírem da carreira militar; o “Forças no Esporte”, que leva modalidades como judô, natação e atletismo a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, e ainda prevê reforço escolar e aulas de música e dança; e o “Calha Norte”, que busca atender às carências vividas pelas comunidades locais, por meio da realização de obras estruturantes, como a construção de rodovias, portos, pontes, escolas, creches, hospitais, poços de água potável e redes de energia elétrica.

É por meio do EMCFA – vertente militar da Defesa – que são levadas adiante ações subsidiárias de apoio a comunidades, a exemplo do que acontece em ações conjuntas de auxílio a vítimas de enchentes e demais catástrofes naturais, além do atendimento médico e odontológico a populações ribeirinhas.

Grandes Eventos

Cabe ainda à Defesa atuar na coordenação de grandes eventos realizados no Brasil. Desde 2007 até 2016, serão as atividades desta natureza: Pan-Americano, Jogos Mundiais Militares, Rio + 20, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Nesses casos, o ministério trabalha com a articulação entre Marinha, Exército e Aeronáutica na defesa de estruturas críticas, como usinas hidrelétricas e nucleares e redes de fornecimento de água; no emprego de militares para apoiar a segurança pública e em caráter de contingência; em ações de defesa química, radiológica e nuclear em estádios e ginásios; entre outros.

Em 2015, mais de 40 eventos-testes de diversas modalidades esportivas acontecerão no Rio de Janeiro, em preparação às Olimpíadas de 2016 – que contará com 37 mil militares em atuação.

Cerimônia

Como parte das solenidades em comemoração ao aniversário do Ministério da Defesa serão agraciadas personalidades civis e militares com a Ordem do Mérito da Defesa. A solenidade acontece na manhã desta quarta-feira (10), no Clube da Aeronáutica de Brasília. A Comenda foi criada pelo Decreto 4.263, de 10 de junho de 2002.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa