News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 20 de June de 2024
Home » Ministério da Defesa » Ministro da Defesa garante apoio das Forças Armadas no combate ao COVID-19

Ministro da Defesa garante apoio das Forças Armadas no combate ao COVID-19

Ministério da Defesa

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, garantiu, nesta quarta-feira (18), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que a Marinha, o Exército e a Força Aérea estarão à disposição da sociedade brasileira no enfretamento ao Coronavírus (COVID-19). “Isso que está acontecendo é uma guerra. O inimigo é invisível, feroz e dedicado na ação.

Quando tem uma guerra, os brasileiros podem contar com as Forças Armadas. Em todos os momentos delicados e importantes do Brasil, as Forças Armadas estiveram ao lado da nossa população e isso será feito mais uma vez”, afirmou.

Na última terça-feira (17), o General Fernando Azevedo determinou que fosse acionado um Gabinete de Crise, no Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, além de ter expedido a Portaria Normativa nº 30 com orientações para os militares e servidores do Defesa, além dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

“Já estamos trabalhando nas possíveis ajudas e auxílios que as Forças Armadas podem e devem dar. Em relação a isso, receberemos as demandas através do Comitê de Crise. Temos várias possibilidades, particularmente na parte de logística e de condução de material. Em regiões como Amazônia, de difícil acesso, nós temos meios para chegar lá. Igual nós sempre fizemos, nas campanhas de esclarecimento à população”, disse.

Operação Regresso à Pátria Amada Brasil

O General Fernando Azevedo se lembrou das primeiras ações no combate ao Coronavírus. No início de fevereiro de 2020, foi lançada a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, que contou com o emprego dos militares das Forças Armadas na repatriação de 34 brasileiros que estavam na cidade de Wuhan, na China. Todos cumpriram a quarentena de 16 dias na Base Aérea de Anápolis e testaram negativo para o Coronavírus.

“Eu lembro que a primeira operação em relação ao Coronavírus foi o resgate dos nossos brasileiros que estavam em Wuhan. As Forças Armadas, juntos com outros ministérios, estiveram presente e com sucesso.

Fonte | Fotos: Agência Força Aérea | Agência Senado