News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Ministro da Defesa promove reuniões bilaterais durante a 12ª edição da LAAD

Ministro da Defesa promove reuniões bilaterais durante a 12ª edição da LAAD

Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, e representantes da empresa sueca Saab, na tarde desta terça-feira, 02.04. O encontro bilateral ocorreu durante a 12ª edição da LAAD, feira de defesa e segurança promovida no Riocentro.

Aos interlocutores, Fernando Azevedo relembrou o encontro que teve com o ministro da Defesa da Suécia, em Nova York (EUA), na semana passada, quando participou da Conferência de Ministros da Defesa na Organização das Nações Unidas (ONU). O responsável pela pasta e o embaixador falaram sobre a possibilidade dos ministros visitarem oficialmente tanto a Suécia quanto o Brasil receber a visita do ministro da Suécia.

Outro ponto abordado na bilateral foram os projetos desenvolvidos em parceria com o país europeu, como o caça Gripen, que segue o cronograma planejado, e o RBS 70 Míssel de Baixa Altura e Gestão de Tráfego Aéreo. Os visitantes suecos destacaram que o Brasil tem grande possibilidade de ser um hub logístico para a América, pois há interesse de outros países na exportação de produtos.

Também nesta tarde, Azevedo recebeu o ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares. Na oportunidade, o ministro brasileiro destacou as relações históricas que os dois países mantêm. Cabo Verde considera o Brasil um país irmão”, reforçou Tavares.

O país africano e o Brasil possuem cooperação no setor de Defesa, como intercâmbio entre militares das Forças Armadas. O país insular tem interesse em ampliar a cooperação naval com o Brasil, bem como na área do desporto militar. Fernando Azevedo afirmou que o Brasil está disposto a intensificar os laços na área de Defesa entre os dois países.

Logo em seguida, Fernando Azevedo recebeu o vice-ministro da Defesa da Arábia Saudita, Mohammed Almazid. Do interlocutor, ouviu sobre o interesse do país asiático em intensificar negócios com o Brasil na área de Defesa. Almazid elogiou os produtos brasileiros como o Sistema Astros, já adquirido por eles e o cargueiro KC-390. Os representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Arábia Saudita acertaram a preparação de um memorando de Entendimento para intensificar as relações na área de Defesa. Esse documento possibilita a cooperação também nas áreas científica e de ensino.

Até o fim da tarde, o ministro da Defesa brasileiro ainda participa de reuniões bilaterais com a ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, e com o secretário de Estado de Defesa da Espanha, Angel Olivares Ramirez

Fonte | Fotos: operacional