News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Ministério da Defesa » Oficiais da FAB e do EB ministram palestras institucionais durante a Operação “Bracolper 2014”

Oficiais da FAB e do EB ministram palestras institucionais durante a Operação “Bracolper 2014”

Ministério da Defesa
Por

Operação “Bracolper 2014”

Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro (EB) ministraram, nos dias 17 e 18 de julho, palestras institucionais nos Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) “Raposo Tavares” e “Roraima”, e no Navio de Assistência Hospitalar (NasH) “Carlos Chagas”, que participam da Operação “Bracolper 2014”.

Na ocasião, o Comandante do Batalhão de Infantaria Aerodefesa, da FAB, Tenente Coronel Alexandre Okada, e o Oficial de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), Major Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, que estavam embarcados no NAsH “Carlos Chagas”, conheceram a estrutura dos navios, seus compartimentos e suas atuações operativas.

Durante as palestras, o Ten. Cel Okada explanou sobre os aspectos relacionados à atuação do Poder Espacial na Amazônia Ocidental, seu histórico, missão e estrutura; a articulação e a presença da FAB na região amazônica; além de demonstrar os fatores de logística, apoio aéreo, operacionais e humanitários das missões.

Para apresentar a atuação do CMA, o Major Bitencourt, do EB, apresentou aos Oficiais a área de atuação e a estrutura do CMA, contextualizado os grandes problemas encontrados na faixa de fronteira: ameaças externas, questões indígenas, ambientais e fundiárias.

A palestra englobou, ainda, as principais operações realizadas no âmbito do CMA, os aspectos relacionados ao transporte terrestre, apoio da aviação do exército, suprimento, manutenção e saúde.

Fonte | Fotos: ccsm