News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Ministério da Defesa » Oficiais das Forças Armadas realizam Exercício de Guerra Simulada

Oficiais das Forças Armadas realizam Exercício de Guerra Simulada

Ministério da Defesa
Por

Azuver 2014.3

Dois países, Azul e Vermelho, entram em conflito armado por uma região estratégica. Esse é o cenário do Jogo de Guerra Simulada AZUVER, que reúne cerca de 460 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. O objetivo é aperfeiçoar os Oficiais Superiores no planejamento, coordenação e controle de operações militares conjuntas. A atividade, realizada no Rio de Janeiro, termina nesta segunda-feira (10/11) e encerra o Curso de Comando e Estado-Maior das três Forças.

“Pela própria postura do Ministério da Defesa, as operações conjuntas são vistas com prioridade. A sinergia que as três Forças conseguem manter faz toda diferença. Então, o Exercício vai dar justamente essa condição de nós sermos mais eficientes em missões reais em prol da sociedade”, afirma o Major Carlos Augusto de Fassio Morgero, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Azuver 2014

No Jogo, são testadas as habilidades de planejamento e estratégia, estudadas durante o Curso de Comando e Estado-Maior. “Conforme vai se desenvolvendo o ano letivo, a gente percebe que sem essa coordenação conjunta é impossível você combater”, avalia o Tenente-Coronel Claudio Giovani Mascarenhas, oficial-aluno da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

“O Exercício ajuda a manter o nível de adestramento do Ministério da Defesa e do nosso País. Com o Jogo, nós conhecemos mais sobre a particularidade de cada Força”, explica o Capitão de Corveta Eduardo Rabha Tozzini, da Escola de Guerra Naval (EGN). Depois de formados, os militares são capacitados a atuar nos cargos de comando e assessoria ao Estado-Maior.

Azuver 2014.4

Em visita à ECEMAR, o General de Divisão do César Augusto Nardi de Souza, Chefe da Subchefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, conheceu os sistemas do jogo AZUVER e as perspectivas futuras para a atividade.

Guerra simulada

Todas as ações dos Países Vermelho e Azul acontecem no computador. Para isso, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) provê a suíte de ferramentas necessárias ao exercício na ECEMAR. É dentro dessa estrutura que o jogo acontece. Nas plataformas, o Oficial-Aluno tem o cenário que mostra as condições de cada país, os meios disponíveis para o conflito, localizações, alvos entre outros dados. A partir daí, os Oficiais-Alunos planejam as missões utilizando elementos de logística, estratégia e inteligência.

Azuver 2014.2

Todas as informações geradas são inseridas na máquina de simulação. Os resultados são arbitrados por um Grupo de Controle e publicados para que os Oficiais-Alunos avaliem o desempenho do seu País, de acordo com o que foi planejado. “Nós modelamos o que acontece no real para dentro do sistema com a maior precisão possível para que eles obtenham resultados próximos da realidade”, explica o Capitão Engenheiro Márcio Akira Nakama, coordenador da equipe do CCA-SJ no exercício.

Para o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, o Jogo Simulado contribui para capacitação dos futuros comandantes das Forças Armadas. “O AZUVER é o coroamento do planejamento operacional e tático com as três Forças trabalhando juntas para o cumprimento de uma missão. Com isso, nós teremos mais militares se compreendendo, se conhecendo, o que facilita o contexto das operações conjuntas”, finaliza o Comandante.

Azuver 2014.5

Fonte | Fotos: cecomsaer