News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Saturday, 02 de March de 2024
Home » Mercado & Indústria » Land Rover realiza desafio de tecnologia nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro

Land Rover realiza desafio de tecnologia nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro

Mercado & Indústria
Por

O Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, recebeu o título de campeão nacional, na categoria iniciante, no ‘Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas’. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a montadora britânica de automóveis Jaguar Land Rover. A final brasileira aconteceu no último domingo (16/07), no Colégio Técnico da Unicamp, em Campinas, São Paulo. Com a vitória, o Ciep participará da final mundial, no mês de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Além de conquistar o 1º lugar, o Ciep 291 também ganhou três prêmios individuais: Melhor Engenharia, Melhor Participação Feminina e Melhor Apresentação Verbal. Os colégios estaduais Antonina Ramos Freire e Pedro Braille Neto, ambos de Resende, levaram, respectivamente, o 2º e o 3º lugares. Também fizeram parte da disputa o Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, que ganhou o prêmio de Melhor Espírito Esportivo, e o Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa.

Como parte do desafio, as escolas envolvidas tiveram que criar empresas para desenvolver o projeto. A unidade vencedora montou a empresa Auto291, com tarefas bem definidas entre os estudantes do Ensino Médio: Isabella Nunes (gerente de Recursos e Engenheira de Design); Julia Cardoso Landim (gerente de Equipe e Engenheira de Manufatura); Ygor Ferreira Soares dos Santos (Design Gráfico); Marco Antônio Oliveira Dias (engenheiro de Projeto) e Pablo Henrique Costa (Engenharia de Produção e Oficial de Saúde e Segurança do Trabalho). A coordenação ficou a cargo dos professores Luciano de Azedias Marins, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do protótipo, e Douglas Soares, liderando a área de Empreendedorismo.

– Foi uma experiência maravilhosa! Percebemos a transformação e o desenvolvimento dos alunos desde o início. Gosto de trabalhar com projetos de forma lúdica, tornando as aulas práticas e interessantes – disse Marins, doutor em Física, que também dedica a vitória à diretora Mônica Lopes e à equipe diretiva, aos professores e funcionários do Ciep e aos parceiros da região que ofereceram apoio em todas as etapas.

Segundo o docente, determinação é a palavra-chave para o sucesso.

– Falei com os alunos que iríamos a Campinas para ganhar e elevar o nível da competição. Ficamos muito felizes com essa conquista, mas não vamos descansar. Vamos aperfeiçoar o projeto e definir as estratégias para a final mundial – adiantou.

Conheça os nomes das equipes participantes: Ciep 291 (Auto291), C.E. Antonina Ramos Freire (Valley Giant), C.E. Pedro Braille Neto (Black Needles); Ciep 488 – Ezequiel Freire (Fast wings) e Ciep 493 – Antonieta Salinas de Castro (Warriors with Claws).

‘Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas’

Trata-se de uma competição internacional inovadora, que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem, e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.

Sob a orientação de professores e engenheiros, cerca de 30 alunos do Ensino Médio, entre 14 e 19 anos, distribuídos em cinco times (um por unidade escolar), tiveram o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, que deveria superar os obstáculos em uma pista de testes off-road (termo em inglês utilizado para definir locais ‘fora da estrada’ e de difícil acesso), simulando as capacidades de um veículo 4×4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real. Para a execução das tarefas, cada colégio recebeu da empresa um kit, contendo um carro protótipo, controle, bateria e carregador.

Uma comissão, formada por engenheiros, publicitários psicólogos e profissionais de diversas áreas, foi instituída para avaliar os trabalhos e selecionar o que mais se destacou dentro dos critérios preestabelecidos. Durante o trabalho em equipe, foram considerados diferentes aspectos, como a criatividade e o planejamento estratégico e financeiro para elaboração e execução de projetos, a obtenção e o gerenciamento de recursos e o desenvolvimento de marketing e comunicação.

– Pela primeira vez, uma escola pública no Rio participa desse desafio mundial. É uma ótima oportunidade para que nossos jovens adquiram as habilidades necessárias para o mercado de trabalho, aprimorando sua capacidade de planejamento e de execução de tarefas. Com certeza, a partir desse desafio, surgirão novos talentos nas áreas de gestão e de engenharia – destacou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

De acordo com o representante do projeto no Brasil junto à Jaguar Land Rover, Waldemar Battaglia, a aproximação dessas escolas com a Fábrica, instalada em 2016 no município de Itatiaia, também poderá gerar empregabilidade no futuro.

– É uma forma de abrir canais profissionais e de estágio para essa nova geração de jovens, que possui o perfil empreendedor demandado pelo mercado atual – explicou Battaglia.

Fonte | Fotos: operacional