• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

Dia do Oficial R/2 é comemorado em Niterói

Por Rafael Sayão      |     05/11/2013 às 23:18

No último dia 05 de novembro, o 21º Grupo de Artilharia de Campanha, unidade histórica aquartelada no Forte Barão do Rio Branco em Niterói, celebrou o dia dos Oficiais da Reserva e o dia do Material Bélico. A solenidade presidida pelo Cel. Luciano Batista de Lima contou com a presença de integrantes do CNOR – Conselho Nacional de Oficiais R/2, da AORE/RJ – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Rio de Janeiro e da AORE/BA – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército na Bahia.

Tendo como testemunhas as históricas muralhas do século XVIII que adornam o 21° GAC, o comandante da unidade homenageou os oficiais da reserva com um emocionado discurso que findou com um verso do poeta João Batista Melo :

“Essa história tão bonita,

feita em minha poesia,

é uma pura verdade,

assim falo todos dia,

expresso na minha rima:

sem nosso Correia Lima

C.P.O.R não havia…”

Após a formatura, o Ten. Sergio Monteiro, presidente do CNOR realizou uma palestra sobre a efetiva e importante participação dos oficiais da reserva da FAB e do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. O destaque da apresentação foi a homenagem ao Major Joaquim Thiago da Fonseca, oficial R/2, que como herói da campanha da Itália, foi o único brasileiro a receber a Distinguished Service Cross do Exército dos Estados Unidos.

 

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.