News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Exército » Rio 2016: Operação Pão de Açúcar

Rio 2016: Operação Pão de Açúcar

Exército
Por

O 1º e o 2º Batalhões de Aviação do Exército (1º e 2º BAvEx), sediados em Taubaté/SP, estão realizando, desde o dia 28 de março, no Rio de Janeiro, a Operação Pão de Açúcar, que visa preparar suas tripulações para agir em diversas ações dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (JO Rio 2016). Em apoio ao Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) – estrutura responsável pelas atividades de defesa e segurança das Forças Armadas nas Olimpíadas Rio 2016 – os militares da aviação treinam diversas manobras de emprego geral, Comando e Controle, bem como o reconhecimento de pontos estratégicos da cidade.

Sistema Olho da Águia (SOA) instalado em um HA-1 Fennec.

Sistema Olho da Águia (SOA) instalado em um HA-1 Fennec.

Para tanto, foram deslocados da sede dos Batalhões 14 helicópteros. Do 1º BAvEx vieram quatro HA-1 Fennec (H125M), sendo um deles equipado com o Sistema Olho da Águia (SOA), e três HM-4 Jaguar (H225M), um dos mais modernos helicópteros do mundo. Do 2º BAvEx são duas aeronaves HM-3 Cougar e cinco HM-1 Pantera. Ao todo, mais de 160 militares dos 1º e 2º BAvEx participam das atividades, que contam com o apoio da Base Aérea dos Afonsos.

Aproveitando a oportunidade, tropas de operações especiais do Exército Brasileiro, como o 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), sediado em Goiânia/GO, e tropas do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BIPqdt) e da Companhia de Precursores Paraquedistas (CiaPrecPqdt), sediados na Vila Militar, também participam da Operação Pão de Açúcar. Eles realizam adestramento em conjunto com as tripulações das aeronaves, permitindo o aperfeiçoamento de técnicas especiais de infiltração e exfiltração de tropa pela Aviação do Exército, como, por exemplo, as manobras de rappel, fast rope, pouso de assalto, tiro embarcado, entre outras.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, militares das unidades aéreas da Aviação do Exército estarão presentes em todas as sedes, contribuindo para a segurança da população, do evento e de todos os pontos sensíveis nas proximidades dos jogos. A Aviação do Exército Brasileiro conta com profissionais com experiência em grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013, Jornada Mundial da Juventude 2013, Rio + 20, V Jogos Mundiais Militares, entre outros.

Militares da 1º BFEsp participaram do treinamento no Rio.

 

[vsw id=”AJiNtKx_cJo” source=”youtube” width=”650″ height=”400″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: operacional