News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 14 de June de 2024
Home » Exército » Precursores realizam salto livre operacional com 2º BAvEx

Precursores realizam salto livre operacional com 2º BAvEx

Exército

Entre os dias 08 e 12 de junho de 2020, a Companhia de Precursores Pára-quedista,por intermédio do 1º Destacamento de Precursores e do 4º Destacamento de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA), apoiada por especialistas DOMPSA do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar, realizou um adestramento de salto livre operacional (SLOp)em conjunto com o 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), por meio de suas 1ª e 2ª Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral,nos municípios de Taubaté e Tremembé, SP.

A atividade teve por objetivo geral desenvolver as capacidades operativas de infiltração por SLOp das tripulações e Equipes de Precursores. Para tanto, foram realizados módulos de adestramento diurnos e noturnos, com e sem apoio de solo (“às cegas”), e com o emprego de óculos de visão noturna (OVN)de última geração e meios infravermelhos diversos por parte de todos os envolvidos no salto: pilotos, mecânicos de voo, saltadores e mestres de salto livre (MSL).

Ao todo, foram realizados 22 lançamentos diurnos e 09 noturnos das aeronaves Pantera K2 (HM-1) e Cougar (HM-3). A importância desse adestramento em particular para a Força Terrestre reside em um duplo ineditismo: execução de lançamentos SLOp de pessoal com esses modelos de aeronaves em voo noturno com OVN; e emprego dos meios da Cia Prec Pqdt e do 2º BAvEx.

Esse tipo de atividade especializada traz consigo um considerável incremento operacional nas capacidades operativas da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Aviação do Exército, forças de emprego estratégico do Exército Brasileiro.

Fonte | Fotos: Operacional | Cia Prec Pqdt