News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Exército » Museu Aeroespacial celebra o dia do Aviador

Museu Aeroespacial celebra o dia do Aviador

Exército
Por

Mais uma vez o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro, abriu suas portas para o tradicional evento realizado em homenagem ao dia do Aviador. Conhecido por receber um dos maiores públicos presentes em portões abertos no Brasil, cerca de 30 mil visitantes, este ano o MUSAL registrou números mais discretos.

As obras na pista da Base Aérea dos Afonsos, as condições meteorológicas incertas e a divulgação em menor escala, reduziram consideravelmente o público presente no evento. Durante todo o dia a coordenação de operações de vôo teve que trabalhar conciliando as aeronaves e o vento muito forte que insistia em soprar, ora alinhado com a pista, ora de través.

Na edição deste a participação de aeronaves militares ficou restrita a uma exibição do Super Puma do 3°/8° GAv e a passagens do A-1 do 1°/16° GAv. O restante da programação ficou por conta de aeronaves civis acrobáticas que sofreram muito com as rajadas de vento constantes.

Os Falcões, equipe de salto-livre da Força Aérea Brasileira, realizaram uma bela exibição. Devido ao vento, alguns militares acabaram arvorando nas instalações da Brigada de Infantaria Pára-quedista. A perícia dos Falcões, mesmo em condições extremamente adversas, fez com que nenhum militar se ferisse no incidente.

A grata surpresa do dia foi à participação da Esquadrilha CÉU composta por ex-pilotos do EDA e que surpreendeu a todos com sua chegada arrojada ao Campo dos Afonsos. Efetuando o display realizado pela Esquadrilha da Fumaça na época dos NA-T6, os veteranos da Esquadrilha arrancaram gritos entusiasmados dos mais novos e suspiros dos mais saudosistas.

Além das atrações aéreas o Museu ofereceu aos visitantes exposições de aeromodelismo e rádio-amador. As impecáveis viaturas do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, mais uma vez marcaram presença e disputaram com as aeronaves a atração do público.

Apesar do público reduzido e da baixa participação de aeronaves, provocada principalmente pelas limitações na pista dos Afonsos, é preciso saudar o MUSAL e sua direção por manter viva a tradição dos shows aéreos na cidade do Rio de Janeiro e levar a população a desfrutar de um dia inteiro de contato com a história aeronáutica brasileira.

 

Fonte | Fotos: operacional