News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Exército » General Williams José Soares assume o COTER

General Williams José Soares assume o COTER

Exército
Por

O Comando de Operações Terrestres (COTER) – um dos principais braços do Exército Brasileiro – tem novo comandante. O general Williams José Soares assumiu, nesta terça-feira (14), a chefia interina em substituição ao general João Carlos Vilela Morgero, que passou para a reserva. O general Vilela foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff representante permanente do Brasil junto à Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça.

A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP). Em discurso de despedida, o general Vilela contou parte dos 47 anos de serviços prestados à Força Terrestre, iniciado em 1967 e concluído com a chefia do Coter. Para o general, em quase cinco décadas foi possível acompanhar o “Exército como eficaz instrumento de desenvolvimento social”.

Para marcar a assunção ao cargo de comando de Operações Terrestres, as autoridades militares e civis foram recepcionadas pelos generais Soares e Vilela no portão principal do BGP. O ministro da Defesa, Celso Amorim, chegou ao local sendo recebido com honras militares. No palanque principal, junto com o ministro do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), general José Elito de Carvalho, do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, Amorim assistiu ao evento.

Após execução do Hino Nacional brasileiro, o general Vilela proferiu discurso de despedida e, em seguida, o general Enzo fez a leitura da referência elogiosa ao ex-comandante do Coter. Depois, os generais Enzo, Vilela e Soares ocuparam os respectivos dispositivos em frente ao palanque principal para a oficialização da transmissão de cargo.

O evento foi concluído com desfile das tropas que representam os setores do COTER.

Fonte | Fotos: operacional