News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Força Aérea » Operação Ágata 8,mobiliza 30 mil militares das Forças Armadas

Operação Ágata 8,mobiliza 30 mil militares das Forças Armadas

Força Aérea
Por

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Batista

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa a partir deste sábado (10/05) da Ágata 8, uma operação conjunta do Ministério da Defesa que conta, também, com a participação da Marinha e do Exército, das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, além de profissionais de Agências Governamentais.

A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), e tem como objetivo coibir os principais crimes transfronteiriços, tais como: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpos ilegais.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Johnson

Ela ocorre em toda a extensão da fronteira brasileira com os dez países sul-americanos. Cabe à FAB garantir a soberania do espaço aéreo nacional e prover apoio às agências participantes.

Visando atender às necessidades da operação, a FAB adotou um novo processo de emprego de seus meios. Trata-se de uma centralização do processo de comando e controle no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Batista

Com isso, os meios da FAB dispostos ao longo do território podem ser utilizados em proveito de qualquer um dos quatro Comandos Conjuntos distribuídos na fronteira.

Isso é possível graças às características de flexibilidade (capacidade de uma aeronave realizar variadas missões) e mobilidade (facilidade e velocidade de deslocar um meio aéreo para outra localidade), inerentes ao emprego do poder aéreo.

Foto : Ag Força Aérea / Sgt Batista

Para esta operação a FAB conta com cerca de 30 aeronaves, distribuídas nas quatro áreas de atuação. Serão realizadas missões de Defesa Aérea, Transporte Aéreo Logístico e Busca e Salvamento, entre outras.

Este modelo, já empregado com sucesso durante as operações Ágata 7 e Copa das Confederações, será adotado também na Operação Copa do Mundo FIFA 2014.

Fonte | Fotos: cecomsaer