News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Técnico do ITA leva responsabilidade ambiental a crianças de São José dos Campos

Técnico do ITA leva responsabilidade ambiental a crianças de São José dos Campos

Força Aérea
Por

ITA.1

O Técnico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Gilberto Vieira Mendes, apresentou nos dias 18 e 19 de agosto aos alunos da Escola Montenegro, de São José dos Campos, técnicas para transformar objetos considerados como lixo em arte. A escola, localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), mantém um projeto que envolve arte e reciclagem de itens tecnológicos obsoletos, como CDs e componentes de computadores.

O palestrante Gilberto é responsável pelo projeto “Arte com Reciclável” desde 2011 e já participou de 44 exposições, 15 palestras e sete oficinas por todo o Brasil. “Mostrei algumas peças e expliquei de onde vinha cada pedacinho, falei sobre a importância da reciclagem. No dia seguinte, minha conversa foi com os professores. Realizamos uma oficina para incentivar a criatividade deles e para transformá-los em multiplicadores”, explicou.

ITA.2

Segundo a coordenadora pedagógica do infantil da escola, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida, as atividades de reciclagem de lixo tecnológico fazem parte de um projeto maior, que prevê outras propostas de ensino para a sala de informática. “Nós queremos aproximar as crianças da tecnologia desde cedo, estimulando interesse por esta área, valorizando, também, o fato de a maioria dos pais trabalharem no DCTA. E, neste contexto, aprender um fim mais interessante para a tecnologia obsoleta e poder ajudar um pouco a natureza”, declarou

A professora de informática Celmari Bittencourt, que participou da oficina de Gilberto, adianta que o objetivo, até o final do ano, é que os alunos construam uma maquete de foguete, com materiais reciclados. “No semestre passado trabalhamos com eles a Copa do Mundo, então viajávamos, pela Internet, pelas cidades-sede dos jogos. Nesse semestre eu propus: e se nós viajássemos para o espaço? E a partir daí diversos conhecimentos estão sendo construídos: o que faz um foguete voar, como é o sistema solar”, conta a professora.

Fonte | Fotos: cecomsaer