News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 20 de May de 2024
Home » Força Aérea » Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Força Aérea

Inovação e sustentabilidade na Indústria 4.0 emergem como eixos fundamentais de discussão, destacando o papel da Engenharia na promoção desses valores na era atual.

Na segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024) – evento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que acontecerá nos dias 16 a 18 de maio, em São José dos Campos, SP – será discutido o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e, ainda, como a educação contribui com o processo de inovação na indústria do Brasil. 

Serão debatidos temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, aliados às discussões sobre os processos de aprendizagem e o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade.

No epicentro das discussões sobre o futuro da Engenharia, o EEF-2024 promete ser um marco para todos os interessados em moldar a próxima geração de engenheiros. Este evento multidisciplinar, organizado sob a égide do progresso educacional, busca não apenas abordar, mas também antecipar as necessidades e desafios que vão moldar o futuro da Engenharia.

Se você busca estar na vanguarda das inovações educacionais, o Fórum de Educação em Engenharia, uma das atividades que constam do EEF-2024, será um evento imperdível!

Um dos pilares do EEF-2024, o Fórum traz à tona os desafios prementes que cercam a inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Engenharia. 

Com uma série de cinco mesas redondas, diversas palestras e discussões interativas, o Fórum visa criar um espaço de reflexão e colaboração, onde acadêmicos, profissionais e estudantes podem unir forças para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo em constante mudança.

Vários serão os destaques do Fórum, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, como, por exemplo, o debate de ideias e perspectivas que vai estimular o pensamento crítico e promover o intercâmbio de especialistas e participantes. As Mesas Redondas abordarão inteligência artificial, mercado de trabalho em transformação, políticas de inovação e sustentabilidade, fornecendo uma plataforma dinâmica para explorar e debater soluções inovadoras.

Com foco no futuro da Engenharia, será enfatizada a preparação dos profissionais da área para os desafios do amanhã. O Fórum examinará a aplicação de processos de aprendizagem e avaliação em sala de aula.

Inovação e sustentabilidade na Indústria 4.0 emergem como eixos fundamentais de discussão, destacando o papel da Engenharia na promoção desses valores na era atual. Durante o evento, os participantes estarão imersos em reflexões sobre como se dará essa integração na formação dos engenheiros e como eles podem se capacitar para enfrentar os desafios complexos dos ecossistemas contemporâneos, tanto em termos de inovação quanto de preservação ambiental.

Grandes nomes da Indústria, do Governo e da Academia que vão compartilhar suas experiências no Fórum já estão confirmados. No dia 16 de março, na palestra de abertura do EEF-2024, a presença do vice-presidente de Tecnologia e Projetos Avançados da Embraer, o Dr. Cleiton Diniz Pereira da Silva e Silva – ex-aluno do ITA.

No Fórum, o primeiro tema a ser apresentado será “O Ensino de engenharia para o futuro: perspectivas, desafios e impactos no ensino-aprendizagem”, assunto discutido por Inaldo Capistrano Costa, professor doutor do ITA; Irineu Gianesi, professor doutor e superintendente-geral do Instituto Mauá de Tecnologia; André Luiz Tenório Rezende, professor doutor do Instituto Militar de Engenharia; Prof. Dr. John Bernhard Kleba, do ITA; e Renata Lúcia Cavalca Perrenoud Chagas, da Inovato Projetos em Educação Ltda.

O segundo assunto do Fórum, ainda no dia 16, será a “Formação do engenheiro e políticas públicas necessárias para os desafios do desenvolvimento do Brasil” – que vai contar com o professor doutor Jefferson de Oliveira Gomes, do ITA; e Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos, no desenvolvimento do tema.

Christopher Shneider Cerqueira, professor doutor do ITA, será o mediador da Mesa que vai abordar as “Experiências Internacionais para o Ensino de Engenharia para o Futuro”, também no dia 16 de maio.

A matéria “Inovação e sustentabilidade na indústria e a formação do engenheiro para o mundo em transformação” será apresentada no dia 17, à tarde, quando Thiago Nykiel, CEO da Infraway, Fernando Ferraz, vice-presidente da Akaer; e Carlos Ignacio Zamitti Mammana, do Centro de Pesquisas Renato Archer; e Andressa de Mello, fundadora da Sust’nReal, vão trocar ideias sobre o interessante assunto.

Também no dia 17, Cesar Alexandre de Souza, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Fabio Cocchi da S. Eiras, diretor de negócios B2B da Atech Negócios em Tecnologia; o Prof. Dr. Adriano Veloso, da Universidade Federal de Minas Gerais; e o Tenente-Coronel Aviador Mateus Habermann, do ITA, vão desenvolver a temática sobre “Educação em engenharia e o futuro do mercado de trabalho diante do desenvolvimento da inteligência artificial”.

“O sucesso do Fórum de Educação em Engenharia vai depender da participação ativa dessa comunidade diversificada de engenheiros, educadores, pesquisadores e estudantes. As vozes desses palestrantes são essenciais para impulsionar as discussões e moldar o futuro da engenharia”, define o Prof. Dr. Delmo Mattos, docente do Departamento Humanidades do ITA e coordenador do Fórum.

O EEF-2024, além do Fórum, vai proporcionar outras atividades, como o ITA Sprint, com objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica; o Grand Prix de Inovação, para desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um hackathon que avaliará a melhor solução para um desafio sugerido. A Mostra ITA 2050, exposição que acontecerá no dia 17, vai destacar a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do DCTA.

Então, participe do EEF-2024 e faça parte dessa jornada inspiradora rumo à excelência educacional e inovação na Engenharia.

Marque em seu calendário: 16 a 18 de maio – EEF-2024 – no ITA – campus do DCTA, em São José dos Campos, SP, onde os desafios se transformam em oportunidades e o futuro da engenharia começa a ser moldado a partir de então. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site https://eef.ita.br/


SERVIÇO EEF-2024:

Engineering Education for the Future
– Local: ITA – Prédio da Divisão de Ciências Fundamentais – Praça Marechal Eduardo Gomes, nº 50 – Vila das Acácias – São José dos Campos – SP
– Data: 16 a 18 de maio de 2024

Fonte | Fotos: