News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Geopolítica » Vietnã irá estreitar seus laços militares com EUA

Vietnã irá estreitar seus laços militares com EUA

Diversos
Por

EUAVIETNÃ

A administração norte-americana anunciou o cancelamento do embargo ao fornecimento de armas ao Vietnã. Hanói tenciona comprar armas aos EUA, anunciou o vice-premiê ministro das Relações Exteriores vietnamita Pham Binh Minh, realçando que a China não deverá se preocupar muito com isso por não se tratar de uma aliança político-militar.

O referido embargo vigorara a exatamente 40 anos, apesar de as partes serem parceiros econômicos. Um alto funcionário da Casa Branca informou que Washington tinha planos de abolir a proibição sobre o fornecimento de armas ao Vietnã para “ajudá-lo na disputa territorial com a China, no mar da China Meridional”. Em primeiro lugar, os EUA planejam vender aviões de reconhecimento P-3 Orion, capazes de efetuar monitoramento de submarinos e navios chineses.

lockheed-p-3-orion

Tal intenção foi tornada pública propositadamente, considera o politólogo Andrei Sidorov: “A disponibilidade de comprar armas norte-americanas é um grande lance diplomático, ilustrando quem é um parceiro real em que se poderá confiar no caso de agravamento da tensão nas relações com a China.

A China tem sido vulnerável às ações empreendidas por países vizinhos no sentido de estreitarem relações com os EUA, criando assim um perímetro de contenção de ambições chinesas. O processo se iniciou há mais de um ano, embora a China tenha sido “um parceiro importante dos EUA”. Os norte-americanos enviaram para a Singapura lanchas para melhorar a guarda costeira deste pais e criaram uma base de fuzileiros navais na Austrália.

6654

O desejo do Vietnã de reforçar suas posições no mar à custa dos EUA é compreensível. Hanói está conduzindo uma política versátil, escolhendo parceiros e aliados a seu “bel-prazer”, partindo de compromissos concretos. Ao mesmo tempo, isso constitui uma parte integrante de um grande jogo político que se realiza naquela região sustenta Dmitri Mosyakov, do Instituto de Estudos Orientais.

Está sendo travado um jogo político intenso à volta do mar da China Meridional e do mar da China Oriental. A situação se mantém complicada visto que qualquer declaração é capaz de adquirir novos contornos e um determinado significado interno. Como se fosse um sinal de aviso numa prolongada jogada político-militar.

PLAN_Chile_task_force

Não se deve subestimar o papel de Washington e Hanói na esfera militar considera o vice-secretário de Estado dos EUA Daniel Russell, responsável pela vertente asiática do Pacífico. “Não creio que o Vietnã esteja pronto a trocar suas relações de longa data com a China, assinaladas às vezes por duros conflitos, por “relações exclusivas” com os EUA”, disse.

Enquanto isso Washington aproveitando as controvérsias entre Pequim e Hanói está jogando sua partida, visando o reforço da sua presença na região. Não é por acaso que após o agudizar da disputa territorial entre a China e o Vietnã por causa da plataforma de perfuração chinesa no mar da China Meridional, os militares dos EUA declararam que os navios dos EUA irão visitar frequentemente os portos vietnamitas.

navios-guerra-eua

Claro que o possível levantamento do embargo não é um gesto de boa vontade da parte de Washington. É antes de tudo um modo de consolidar a “alavanca vietnamita” para fazer frente à influência da China nessa região.

Fonte | Fotos: vozdarussia