News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Internacional » Caças Americanos e Canadenses interceptaram aeronaves russas sobre o Alasca

Caças Americanos e Canadenses interceptaram aeronaves russas sobre o Alasca

Diversos
Por

4o0VJHO

Caças da Força Aérea dos EUA e da Real Força Aérea do Canadá interceptaram aviões russos que estavam voando próximo ao espaço aéreo norte-americano e canadense, revelou um porta-voz militar nesta sexta-feira. Os Estados Unidos e a Rússia estão cada vez mais em desacordo sobre as intervenções na Ucrânia, onde separatistas apoiados pelos russos vêm lutando pelo controle de partes da ex-república soviética.

Na quarta-feira, seis aeronaves da Russia entraram na zona de identificação da defesa aérea dos Estados Unidos (Adiz, na sigla em inglês), uma área além do espaço aéreo soberano dos Estados Unidos, de acordo com um comunicado do Norad, o comando aeroespacial dos EUA e do Canadá, e do Comando Norte dos EUA (Northcom).

Raptor landing

Em resposta, “dois aviões caça F-22 baseados no Alasca, agindo sob o comando do Norad, identificaram e interceptaram duas aeronaves de reabastecimento russo IL-78 Midas, dois caças Mig-31 Foxhound e dois bombardeiros Tu-95 Bear de longo alcance junto a fronteira do Adiz, oeste do Alasca”, disse o comunicado.

Na quinta-feira, caças canadenses interceptaram dois bombardeiros Tu-95 Bear de longo alcance no Adiz canadense. Os bombardeiros russos não entraram no espaço aéreo soberano dos Estados Unidos ou do Canadá.

RIAN_00161795.LR.en

John Cornélio porta-voz do Norad e do Northcom, disse que essas interceptações aconteceram mais de 50 vezes nos últimos cinco anos, enquanto aeronaves russas conduzem seus exercícios. “Nós não vemos esses vôos como uma ameaça”, disse ele.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, conseguiu mais de U$S 50 milhões em assistência dos Estados Unidos durante sua visita a Washington esta semana, mas não conseguiu armamento dos EUA para seus soldados poderem usar no combate aos separatistas. Poroshenko também visitou o Canadá esta semana e recebeu ajuda na forma de U$S 182 milhões em um empréstimo de cinco anos.

Fonte | Fotos: reuters