News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Indonésia recebe seus três primeiros F-16 C/D Block 25

Indonésia recebe seus três primeiros F-16 C/D Block 25

Diversos
Por

F-16  TNI-AU

A Força Aérea da Indonésia (Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara, TNI-AU) recebeu seus três primeiros  Lockheed Martin F-16C/D em 25 de julho.

Os caças F-16 C/D que estão sendo atualizados da versão Block 25 para o padrão Block 52, são oriundos da USAF e da Air National Guard que foram transferidas para a Indonésia conforme contrato assinado em janeiro de 2012, o trabalho esta sendo feito pelo Complexo Logístico de Ogden (Ogden Air Logistics Complex – ALC) na Base Aérea de Hill, Estado de Utah.

Hill_Air_Force_Base_sulfur_lamps

O governo indonésio está pagando cerca de US$ 670 milhões para modernizar os 24 F-16 C/D com novos aviônicos, motores, asas, trem de pouso e outros componentes, sendo que as outras 21 aeronaves restantes estão previstas para serem entregues  até o final de 2015.

Os três caças  pousaram na Base Aérea de Iswahjudi (Madiun, East Java) depois de voarem à partir do Alasca, via Guam. Em agosto, seis instrutores da Força Aérea da Indonésia começaram a conversão para caças F-16C/D sob a tutela de uma equipe de quatro militares USAF. As 24 aeronaves serão divididas entre o 3º Esquadrão baseado em Madiun e o 16º Esquadrão em Pekanbaru.

A mídia local relatou que a modernização inclui extensões da vida útil das células, como a revisão das asas, trem de pouso e motores, bem como melhorias de capacidade de aviônicos.

Estes F-16 C/D estão equipados com um radar AN/APG-68 atualizado (V), enlace de dados no padrão Link 16, sistemas de guerra eletrônica AN/ALQ-213, RWR (alerta radar) ALR-69 Classe IV e contra-medidas ALE-47.

FONTE: Janes.com

Fonte | Fotos: operacional