News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 07 de November de 2024
Home » Internacional » USAF testa projeto de lançamento de munições guiadas com sistema CLEAVER

USAF testa projeto de lançamento de munições guiadas com sistema CLEAVER

Diversos

A Força Aérea dos EUA está testando desde o início do ano, um projeto para lançamento de um “pacote” de munições guiadas de alta precisão montados sobre uma plataforma a partir de seus aviões de transporte, o que pode vir a converter aeronave cargueira em “bombardeiro”, caso seja necessário, revelou o site The Drive.

O Pentágono descreveu o desenvolvimento  deste projeto como uma arma de alta precisão e de longo alcance para destruição de alvos móveis e estacionários. O sistema de Veículos Aéreos Substituíveis de Lançamento de Carga com Distância Estendida (CLEAVER, em inglês) “representa uma nova abordagem no lançamento de grandes quantidades de armas de longo alcance, o que trará uma nova dinâmica ao combate de alto nível”, comunicou o coronel Garry Haase da Força Aérea dos EUA.

Os primeiros testes ocorreram em janeiro com aeronaves cargueiras C-130 Hercules e C-17 Globemaster. A plataforma é dotada de munições montadas sobre ela semelhantes às bombas AGM-154. Além da cauda em forma de X, a AGM-154 tem asas que se abrem em voo e permitem que a bomba voe a uma distância considerável.

Entretanto, o método exato de utilização do CLEAVER ainda é desconhecido, embora pareça que o objetivo do projeto seja proporcionar, em caso de necessidade, às aeronaves de transporte a capacidade de serem convertidas rapidamente em aviões de ataque.

Fonte | Fotos: The Drive