News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 27 de April de 2024
Home » Geopolítica » Trump deseja retirar tropas do Japão e da Coréia do Sul

Trump deseja retirar tropas do Japão e da Coréia do Sul

Diversos

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi “muito claro” que ele quer retirar as tropas americanas da Coreia do Sul, Japão e outros aliados, disse seu ex-embaixador na Alemanha, enfatizando que os americanos estão “cansados ​​de pagar demais” pela defesa de outros países.

Richard Grenell fez as observações em uma entrevista ao jornal alemão Bild no início da semana passada, confirmando um plano de retirada de 9.700 soldados dos EUA da Alemanha — cerca de 30% do total de 34.674 soldados dos EUA no país europeu, de acordo com a mídia americana Politico.

A conversa sobre a retirada de tropas ocorreu quando Washington pressionou Seul a aumentar suas contribuições financeiras para a manutenção das 28.500 forças norte-americanas da Coreia (USFK) sob o acordo bilateral de compartilhamento de custos, chamado Acordo de Medidas Especiais (SMA).

“Esta é uma questão muito disputada nos Estados Unidos. Donald Trump foi muito claro, queremos trazer tropas da Síria, Afeganistão, Iraque, da Coreia do Sul, Japão e Alemanha”, disse Grenell.

“Não parece que é algo que transmita uma mensagem muito poderosa, além do que os americanos estejam um pouco cansados de pagar demais pela defesa de outros países. E esse foi um ponto muito político que o presidente Trump fez “por muito tempo.”

Depois que surgiram as notícias da mídia de que os EUA planejam uma retirada parcial de tropas da Alemanha, a Casa Branca disse na segunda-feira que Trump está “constantemente reavaliando” a presença militar americana no exterior.

Em meio ao impasse nas negociações do SMA entre Seul e Washington, persistem as preocupações de que os EUA possam usar a questão da redução de tropas como moeda de troca, embora as autoridades de defesa dos aliados tenham negado qualquer perda futura.

Nas negociações, a Coreia e os EUA traçaram linhas de batalha, lançando suas últimas propostas como as finais.

As autoridades de Seul indicaram um aumento de 13% em relação ao SMA do ano passado, cerca de US$ 870 milhões, como a “melhor oferta” que a Coreia poderia fazer, enquanto os EUA pediram que a Coreia do Sul pagasse US$ 1,3 bilhão por ano — um aumento de cerca de 50% em relação ao SMA de 2019.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul, no entanto, disse que não houve discussões entre Seul e Washington sobre qualquer possível retirada de tropas da Península Coreana.

“Os EUA reafirmaram seu compromisso de manter o atual nível de tropas americanas aqui. A questão não foi discutida entre os dois lados”, disse uma autoridade do ministério.

De acordo com o comunicado conjunto da 51ª reunião consultiva de segurança entre os chefes de defesa da Coreia do Sul e dos EUA em novembro do ano passado, o secretário Mark Esper “reafirmou o compromisso de manter o nível atual do pessoal militar dos EUA na República da Coreia e de melhorar a prontidão de combate “dado” o ambiente de segurança atual.”

A Lei de Autorização de Defesa Nacional dos EUA (NDAA) também proíbe a redução do número de tropas americanas na Coreia do Sul abaixo do nível atual, a menos que o secretário de Defesa dos EUA ateste que é do interesse da segurança nacional dos EUA, acrescentou o funcionário.

Fonte | Fotos: Korea Herald